Qual o significado das palavras miscível e Imisciveis?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Miscivel: é a capacidade de duas ou mais substâncias líquidas se misturarem entre si e formarem uma ou mais fases, isto é, a mistura é o conjunto de duas ou mais substâncias puras. Imiscivel: qualquer substância que não consiga formar uma franja homogênea de qualquer forma.

Miscível é aquilo que se dissolve em um determinado solvente, resultando em uma mistura homogênea. Exemplo de uso da palavra Miscível: Água e quantidade saturada ou insaturada de sal.

miscível | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Líquidos que não se misturam entre si são chamados de imiscíveis.

Dois líquidos são ditos imiscíveis, ou não miscíveis, quando não se misturam estando em contato.

Por que a gasolina não se mistura com a água? Explicação química: A resposta se baseia na regra “Semelhante dissolve semelhante”. A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.

Observamos que na mistura de água e óleo, o óleo fica sob a água, ou seja, a densidade da água é maior que a do óleo. Misturando álcool e óleo acontece o contrário, isto é, o óleo fica submerso, pois tem densidade maior que a do álcool. Esta é a razão do resultado da mistura dos três líquidos.

Mas, o etanol é infinitamente solúvel em água. Isso acontece porque seu grupo OH realiza ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Como essas forças de atração são as mais intensas, se misturássemos o etanol, a gasolina e a água, verificaríamos que o etanol seria extraído da gasolina pela água.

Dizemos que uma substância é solúvel em outra quando misturadas, formam um sistema homogêneo. Quando se trata de líquidos eles se dizem miscíveis, no entanto o termo miscível é uma propriedade qualitativa que não expressa a quantidade relativa soluto / solvente.

Destilação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por dois ou mais líquidos miscíveis (que estão dissolvidos entre si). A mistura é aquecida fazendo com que os líquidos sejam vaporizado, porém antes de serem condensados, os vapores são separados em uma coluna de fracionamento.

Para separar dois líquidos miscíveis entre si, é utilizado o processo de destilação fracionada. Representação esquemática da destilação fracionada.

O termo miscível é empregado para descrever um líquido ou gás que produza uma mistura homogênea ao ser misturado em qualquer proporção com o solvente indicado no mesmo estado físico.

1 fluente, corrente, manante, constante. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que ocorre de forma fácil e espontânea: 2 fácil, espontâneo, natural, simples, descomplicado, claro, abundante, límpido.

É sinônimo de: líquido, gás, fluente, corrente, fácil, espontâneo, natural, simples, mole, flácido, frouxo, influência e aura, entre outros.

Misturas homogêneas, também chamadas de solução, ocorrem toda vez que uma mistura apresenta uma única fase e são classificadas como monofásicas, como mostra a Figura 4. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal. água e açúcar.

Na prática, quando adicionamos vinagre a um copo de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as outras e vão se ligar às moléculas de vinagre. O resultado é uma mistura homogênea, ou seja, em que não se pode mais diferenciar uma coisa da outra.

Misturas Heterogêneas:
Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

De um jeito simples, óleo e água não se misturam porque a água é uma molécula polar e o óleo é uma molécula apolar — essas propriedades fazem com que elas se repelem. A água é uma molécula polar feita de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam.

Nas condições normais de temperatura e pressão, a densidade da água líquida é de 1,0 g/cm3 e do etanol é de 0,8 g/cm3. Quando misturamos volumes iguais desses líquidos, esperaríamos que a densidade passasse a ser igual a 0,9 g/cm3. Porém, experimentalmente, verifica-se que a densidade fica em torno de 0,94 g/cm3.