Qual o significado das cores da bandeira do Equador?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O amarelo da bandeira representa a fertilidade dos solos; o azul, o céu e o oceano; o vermelho, o sangue dos que lutaram pelo Equador.

O Condor, em cima do escudo, estende as suas asas para simbolizar o poder, a grandeza e a força do Equador, sendo ainda ladeado por quatro bandeiras da nação.

Os dois ramos, o de palma simboliza o martírio dos que trouxeram a liberdade e a outra de louro, que simboliza o triunfo e a glória. O condor, em cima do escudo, estende as suas asas para simbolizar o poder, a grandeza e a força do Equador.

Os espanhóis chegaram à região que corresponde ao Equador somente em 1526. Esses conquistadores aproveitaram-se da luta entre os incas pela sucessão do império e conquistaram o território.

O vermelho da bandeira é uma cor associada ao desafio, e também símbolo de sangue vertido numa luta histórica.

ceviche

A comida equatoriana lembra a dos vizinhos Peru e Colômbia. Tem ceviche (servido no café da manhã do hotel), tem empanadas com massa de banana-da-terra e de milho, tem todos os tipos de ensopados feitos com carnes e vegetais.

A demografia do Equador é etnicamente diversificada. Os mestiços de espanhóis e ameríndios são o maior de todos os grupos étnicos, representando mais de 65% da população atual. Os ameríndios são o segundo grupo étnico em número, e representam aproximadamente 25%.

NOME OFICIAL: República do Equador. LOCALIZAÇÃO: Noroeste da América do Sul, na linha equatorial que lhe dá nome. Faz fronteira com Colômbia (norte), Peru (leste e sul) e Oceano Pacífico (oeste).

As bandeiras do Equador, da Colombia e Venezuela são quase idênticas, porque aquando da independência em 1822, formaram uma confederação (Grande Colombia). Em 1830 separaram-se, mas mantiveram a mesma base de bandeira, cuja inspiração e desenho são atribuídos ao libertador General Francisco Miranda.

Quito

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

Do latim "equator", a linha do Equador, linha imaginária que separa o globo terrestre nos hemisférios norte e sul, que corta o país.

Equador está situado em área de abrangência de rochas que formam o embasamento cristalino, do Grupo Seridó, formadas durante o período Pré-Cambriano inferior, com idade entre 570 milhões e um bilhão de anos.

O Brasil e Cuba foram os países que receberam maior número de escravos africanos. Mas o Equador também fez parte do circuito marítimo comercial espanhol do século XVI ao XVIII.

País unitário dividido em 24 províncias, 221 cantões e 1228 parroquias urbanas (412) e rurais (816). Constituição Política da República do Equador de 2008 e Lei de Regime Municipal do Equador de 1971 (reformada em 1982).

“O negro, nesse sentido, simboliza ausência, negação de qualquer autoridade. Ao mesmo tempo, significa a unidade dos trabalhadores, totalmente negra”, diz Carneiro.

A Bandeira Negra, e a cor negra em geral, é um dos símbolos mais antigos e duradouros do anarquismo. Diversas organizações ativistas ou mesmo paramilitares libertárias se identificaram com bandeiras negras, por vezes estampadas com símbolos ou slogans anarquistas.

Cultura do Equador
O Equador apresenta uma rica cultura influenciada pelos primeiros povos andinos, pelos africanos e também pelos espanhóis. O principal idioma falado no país é o espanhol, seguido de línguas locais, como o quíchua.