Qual o significado das cores da bandeira de Jaboatão?

Perguntado por: idias5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Antes de ganhar as cores atuais, o arco-íris era vermelho, amarelo e branco para representar o início de uma nova era de paz, amizade e união. A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano. A cor branca representa a paz. A estrela caracteriza o Estado no conjunto da Federação.

O nome da cidade é originário da palavra indígena Yapoatan, que faz referência a uma árvore comum na região, usada na fabricação de mastros para embarcações. A partir de 1989, passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das históricas batalhas nos Montes Guararapes.

4 de Maio de 1593

Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de Maio de 1593, por Bento Luiz Figueira, terceiro proprietário do Engenho São João Batista.

No ano de 1593, o português Bento Luiz de Figueiroa e sua mulher, a pernambucana D. Maria Feijó de Figueiroa, estabeleceram-se no engenho São João Batista, nas terras onde hoje se localiza o município de Jaboatão dos Guararapes.

O leão representa a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodão e de cana-de-açúcar simbolizam riquezas do estado; o sol é a luz cintilante do equador; as estrelas são os municípios. Ainda estão no brasão o mar de Recife e o farol do Forte da Barra, de onde se vê a cidade de Olinda.

bandeira de Pernambuco

Internautas elegem a bandeira de Pernambuco como a mais bonita do Brasil. Em enquete realizada na noite da quinta-feira (9), os usuários do Twitter votaram e elegeram a bandeira de Pernambuco como a mais bonita do Brasil. Não demorou muito para o nome do estado entrar nos trendings topics da rede.

A bandeira de Pernambuco é cheia de simbolismos. A cruz vermelha traz a força da fé e da religião. O fundo branco representa a paz e o azul é o céu do estado. O arco-íris é uma referência à união e à diversidade dos que se juntaram em torno de um ideal: o sol, que representa a força e a justiça.

jaboatonenses

Ao iniciar os planejamentos para conhecer esta região do Nordeste, uma pergunta muito comum entre os turistas é sobre qual é o nome do povo que nasce em Jaboatão dos Guararapes. Saiba que os moradores da cidade são chamados de jaboatonenses.

Luiz Medeiros

História: o bairro de Santo Aleixo.

430 anos de Jaboatão dos Guararapes são celebrados com serviços para os moradores.

4 de maio de 1593

O município foi fundado sob o nome de Jaboatão em 4 de maio de 1593 por Bento Luiz de Figueirôa, o terceiro proprietário do antigo Engenho São João Batista.

Em Pernambuco, onde soma-se 9.473.266 de habitantes, após Recife, a liderança é de Jaboatão dos Gararapes, com 696 mil. Entre a contagem que excluem as capitais, o município é o décimo mais populoso do Brasil.

430 anos

"Jaboatão está completando 430 anos, sendo o segundo maior município do Estado e um dos maiores do Brasil.

  • Ilha do Amor. Ilhas • Praias. Por Fabi02007. Quando você se hospeda no Bugan Paiva, pode apreciar essa maravilhosa Ilha. ...
  • Praia de Candeias. 198. Praias. Por albertosantosn. ...
  • Praia Piedade. 122. Praias. Por arianefs-434. ...
  • Praia de Piedade. 483. Praias. ...
  • Praia de Barra de Jangada. Praias. Por T5651MKmarcelos. ...
  • Rcl turismo. Praias.

A população da cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) chegou a 643.759 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -0,13% em comparação com o Censo de 2010. Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

Por que Jaboatão é considerado o berço da pátria? A cidade é considerada como o berço da pátria, pois ela tem um local que recebe o nome de Morro dos Guararapes. Nele, foram travadas nos anos de 1648 e 1649 batalhas que tiveram como resultado a expulsão dos imigrantes que vieram da Holanda.

Benedito Cunha Melo, cujo nome completo era Benedito Tavares da Cunha Melo (Goiana, 25 de março de 1911 — Jaboatão dos Guararapes, 6 de outubro de 1981) foi um poeta e cultivava o jornalismo. É o autor do hino do município de Jaboatão dos Guararapes e do Hino do Padroeiro Santo Amaro.

Um local que antigamente era muito poluído, pois o Rio Jaboatão recebia muito vinhoto da cana. Hoje é uma área despoluída que começou a ser "invadida" por flats em razão do porto de Suape. Devido a crise as obras dos edifícios estão lentas ou paralisadas.