Qual o significado da visão de Zacarias no capítulo 1?

Perguntado por: ipeixoto4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Uma visão de quatro carros (ver Zacarias 6:1–8) que simboliza a divulgação do poder do Senhor por toda a Terra. Zacarias 6 conclui com a ordenação de um homem chamado Josué que seria sumo sacerdote como símbolo do Salvador que ministrava a Seu povo.

Zorobabel, o governador de Judá nomeado pelo rei Ciro da Pérsia, ficou encarregado de reconstruir o templo. O Senhor prometeu aos judeus que sua lamentação pela destruição de Jerusalém se transformaria em alegria quando a cidade fosse restaurada.

Zacarias 9–11 Zacarias profetiza sobre o ministério de Cristo: Ele entrará em Jerusalém montado em um jumento; os espíritos que estiverem na prisão serão redimidos pelo sangue do convênio. A Israel dispersa será coligada, redimida e fortalecida.

Não tenhas medo, Zacarias, porque foi ouvida tua oração; Isabel, tua mulher, vai te dar um filho a quem darás o nome de João. Ficarás alegre e contente e todos se alegrarão com seu nascimento” (Lucas 1,13-14).

Zacarias vê um candelabro de ouro com sete lâmpadas, que são alimentadas pelo óleo de duas oliveiras. O anjo deu a Zacarias o significado, “'Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor dos Exércitos” (v. 6, NVI).

Significa Deus se lembrou.

5Nos dias de Herodes, rei da Judéia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia.

Uma visão de cavalos (ver Zacarias 1:7–17), que ensina sobre o modo misericordioso com que o Senhor lidará com Jerusalém. Uma visão de quatro chifes e quatro carpinteiros (ver Zacarias 1:18–21), que fala sobre as potências (chifres) que espalharam Judá e o que acontecerá com essas potências.

O Segundo Templo foi aquele que o povo judeu construiu após o regresso a Jerusalém, findo o Cativeiro Babilônico, no mesmo local onde o Templo de Salomão existira antes de ser destruído. Manteve-se erigido entre 515 a.C. e 70 DC, tendo sido, durante este período, o centro de culto e adoração do Judaísmo.

No ano 70 d.C., o templo foi completamente destruído pelo fogo por ocasião da invasão de Jerusalém pelos romanos sob as ordens de Tito.

A vara de Judá e a vara de José

Unção de profetas: O ofício profético era estabelecido pelo ato da unção. (Is 61.1-3. Azeite: Era símbolo da alegria, da saúde e da qualificação de uma pessoa para o serviço do Senhor (Sl 92.10). Unguento: Era uma gordura misturada com perfumes especiais que lhe davam características muito desejáveis.

O profeta, enquanto homem e mulher que escuta o Senhor, tem ouvidos e coração voltados para Ele, abertos a ouvir Sua voz. Só pode falar de Deus quem O escuta; só pode profetizar em nome d'Ele aquele a quem Ele se achega ao coração e se abre para ser, de fato, Seu anunciador onde quer que esteja.

O altar de incenso formava a adequada coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro. E ainda mais, a fumaça do próprio incenso, subindo constantemente do altar, passou a simbolizar as orações do povo de Deus subindo constantemente diante do Senhor.