Qual o significado da uva e do pão?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uva: é dela que se faz o vinho, que Jesus transformou em seu sangue. Trigo: o pão é feito de trigo, que Jesus transformou em seu corpo. Pão e o Vinho: representam o corpo e o sangue de Cristo, repartido com seus discípulos na última ceia.

Uva significado: A Uva é símbolo de prosperidade, de fartura, de longevidade, fertilidade e plenitude. Por carregar esta simbologia, a Uva está associada a festividade e alegria.

Na ceia de Natal, frutas como a uva e também a uva-passa, adoçam nossa ceia, e ajudam a começar o ano com mais doçura. Muitas culturas acreditam que os peixes são símbolo de fertilidade e abundância.

Pão como símbolo de Cristo
Ele é o pão sem o qual o homem não pode viver. É um alimento simples e nutritivo. O pão é acessível a todos: todas as faixas etárias e todos os tipos de pessoas. Jesus é simplesmente a vida para todos, jovens, velhos, fracos, fortes...

As uvas são cheias de simbolismos bíblicos; a familiaridade com a videira vinífera — o conhecimento geral que as pessoas tinham do seu cultivo e da sua produtividade, bem como da vindima e das atividades de rebusca ligadas a ela — tornava-a objeto de frequente referência por parte dos escritores bíblicos.

Em algumas religiões como o Protestantismo, a eucaristia é mais conhecida como Santa Ceia, onde as pessoas que acreditam em Jesus como Senhor e Salvador comem o pão e bebem o vinho para lembrar do sacrifício feito na cruz.

Significado de Peixe
substantivo masculino Animal vertebrado aquático, de corpo coberto de escamas, que se desloca na água, principalmente com a ajuda de nadadeiras, respira por guelras e cuja reprodução é ovípara. [Popular] Alguém que recebe proteção de outra pessoa; protegido, peixinho.

Na Bíblia, encontramos muitas referências à videira, à uva e ao vinho. Relacionadas à terra prometida, as uvas simbolizam as promessas de Deus (Nm 13.23). Conforme Isaías 5.2, a videira representa Israel, o povo escolhido.

Fruto da videira: 1 baga, bago, cacho de uva.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

INFORMAÇÕES - O Vinho Almaviva é Elaborado com um mescla de uvas clássicas de Bordeaux, sempre predominando a Cabernet Sauvignon, Almaviva é o resultado do afortunado encontro de duas culturas.

Embora haja muita controvérsia, acredita-se que a uva plantada na região de Jerusalém fosse um clone ancestral da uva que hoje chamamos de Syrah. Entretanto, o mais perto da verdade, é que seria uma uva da mesma família, mas apenas um parente distante da Syrah atual, e que teria sido originária da Pérsia.

O estereótipo da melancia é um estereótipo racista de afro-americanos que afirma que Afro-americanos têm um apetite incomum por melancias. Este estereótipo permaneceu prevalecente para o século XXI.

É essa a diferença entre o pão material, a fome de pão, e o pão espiritual, a fome de Deus. Aquele pode saciar-se comendo; porém este quanto mais se come, mais fome se tem, mais desejo de Deus e de suas coisas, de sua justiça e de seu amor, de seu Espírito e de sua vida.

O pão-por-Deus é um peditório ritual feito por ocasião do Dia de Todos-os-Santos, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos "Dia dos Finados".

Ensinou que repartir o pão é partilhar Deus. Repartir o pão era um gesto tão característico de Jesus que isso permitiu aos discípulos de Emaús o reconhecerem (Lucas 24, 30-31). Em Jesus, Deus se fez carne e pão, a ponto de o Filho afirmar “o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo” (João 6, 51).

Inclusive uva, em latim, é 'uva'. Acontece que uveira era um termo concorrente de videira e parreira. Como, porém, o vendedor de uvas era chamado de uveiro, uveira ficou restrito só à vendedora. Ah, uma árvore que servisse de suporte para a videira crescer também costumava receber o nome de uveira (a que porta a uva).

Do Provençal TANAT, “escuro, amarronzado”, do Latim TANNUM, “casca de carvalho”. É um diminutivo do Espanhol TEMPRANO, “cedo”, do Latim TEMPORANEUS, “aquilo que acontece a tempo (no caso, “cedo”)”, de TEMPUS, “tempo”.

Do latim uva(la).