Qual o significado da tatuagem de dragão?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Além de ser uma marca da cultura chinesa, o dragão representa a sabedoria, a energia, a força e a prosperidade.

Já no Peru, o Dragão Vermelho se ergue a partir da lenda da Mama Pacha. Segundo a tradição Inca, a Mama Pacha, entidade que comandava as forças da natureza, tinha a forma de um dragão e os inúmeros terremos que aconteciam eram sinais de sua ira.

"O dragão na cultura ocidental tem um status cultural baixo, mas na China é um símbolo cultural e espiritual que representa prosperidade e boa sorte", disse Jin à agência chinesa de notícias Xinhua.

Significado da tatuagem de dragão
Para os cristãos, o animal é visto como algo a ser temido e que remete à rebeldia e escuridão. Já para os povos asiáticos, o dragão remete ao poder, à prosperidade e ao equilíbrio.

São muitos significados entorno desse animal feroz, corajoso e lendário, parte de diversas culturas e com uma série de referências. Você pode tatuar tanto um dragão oriental quanto um que tenha relação com a cultura pop, assim como escolher um padrão particular e específico.

A simbologia do dragão está associada ao mal e ao terror, mas ao mesmo tempo também simboliza a proteção dos tesouros. Lutar e vencer o dragão traduz a iniciação e a evolução através da provação. Este animal mitológico é também símbolo da imortalidade, da união dos contrários e do poder divino.

Comparação com outros dragões
Há poucas diferenças entre os dragões da mitologia japonesa e os de outras mitologias orientais. Um ponto importante é que, ao contrário dos dragões coreanos e chineses, os dragões japoneses têm três garras em seus pés ao invés de quatro, como os coreanos e cinco, como os chineses.

É uma ave mítica, símbolo da morte e, ao mesmo tempo, símbolo do renascimento. Também tem forte significado com o sol, o fogo, a vida, a longevidade, o invencível etc. A tatuagem de fênix, geralmente, carrega esse significado: Capacidade de superação.

Um dragão negro é um tipo de dragão elemental que habita pântanos, cavernas e as crateras sulfurosas das Montanhas Sanguinárias.

Um forte simbolo mágico para a Dragon Magick é o Olho do Dragão. É um simbolo usado para mostrar o que está oculto e tambem para proteção garantindo segurança para tudo o que está sob sua visão. Trabalhando a vidência com meditações e exercícios, podemos ter um belo resultado utilizando este simbolo.

Hoje, os dragões são celebrados e reverenciados nas tradições budistas, taoístas e confucionistas como símbolos de força e iluminação. Dragões também aparecem nas religiões da Ásia Menor, mitos sumérios, sagas germânicas, crenças xintoístas e nas escrituras abraâmicas.

Ou seja, dragão preto representa o norte, dragão vermelho representa o sul, o dragão verde/azul representa o leste, o dragão branco representa o oeste e o dragão amarelo representa o centro. Esta é uma representação menos popular das direções e das estações do que quatro símbolos usados na Constelação Chinesa.

O dragão é símbolo de nobreza, poder, honra, excelência e sucesso, tendo sua imagem, inclusive, associada aos imperadores das antigas dinastias chinesas. Já o tigre, conhecido como o rei de todas as criaturas selvagens, é símbolo de bravura e poder.

Bahamute

O Bahamute é conhecido na mitologia mesopotâmica como o rei dos dragões, onde que ele tinha tamanho e força imensuráveis foi considerado o Deus dos Dragões.

Origem: Azi Dahaka, famoso na mitologia persa, era subordinado do senhor das trevas e tocava o terror nos humanos, além de destruir florestas e praticar furtos. Para esse povo, o dragão, na verdade, personificava a opressão da Babilônia sobre a Pérsia. Poderes: Podia controlar tempestades e causar doenças nas pessoas.

Os lobos são animais que vivem em matilha, cuidam uns dos outros como em uma família e estão sempre determinados em seus objetivos. Por isso mesmo, muitas pessoas escolhem fazer a tatuagem de lobo para indicar esses valores: respeito à família e determinação.

Dragões podem facilmente dominar os seres humanos através da força física pura. Eles estão entre os mais fortes de monstros, capazes de quebrar os ossos casualmente, atirar um homem crescido como uma boneca, e facilmente levantar e carregar um homem adulto, por mais de sete quilômetros.

A caveira é considerada pela maioria das culturas como um dos símbolos da morte. Mas as caveiras estão longe de ter somente este sentido sombrio. As caveiras normalmente são um símbolo escolhido pelas pessoas destemidas, que não temem a morte, tampouco as batalhas da vida.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a vida, a sensualidade, a dualidade, a luz, a escuridão, o mistério, a tentação, o engano, a morte, a destruição.