Qual o significado da sigla UPA e sua finalidade?

Perguntado por: vevangelista8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h)

UPA: É a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido.

A gestão das UPAs prevê financiamento compartilhado com recursos dos governos federal, estaduais e municipais. As prefeituras, no entanto, têm sido responsáveis pelo custeio da maior fatia.

A cor vermelha, que indica atendimento imediato, são os casos de emergência e com risco à vida. Enquanto a cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos e a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em maior espaço de tempo, pois tem baixo risco de agravo imediato à saúde.

Criado em 2002, o projeto das UPAs 24h integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Essas unidades prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

De acordo com o secretário Advanilson Sampaio, os Atestados Médicos são emitidos apenas em casos que os médicos avaliam que seja realmente necessário o paciente se ausentar do trabalho ou escola. Já em outros casos, são emitidas declarações de atendimento que comprova o horário que o paciente esteve na unidade.

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

O usuário deve ir à Unidade de Pronto Atendimento em situações como: – Parada cardiorrespiratória; – AVC – Acidente Vascular Cerebral ou derrame; – Infarto (dor no peito);

Pacientes graves: são encaminhados diretamente ao sala de Emergência (UTI) da UPA (Sala Vermelha).

"Ceilândia ganha a maior UPA do Brasil, com empenho e competência do servidores, terá também o melhor serviço que a população merece", disse Agnelo Queiroz, ressaltando que a inauguração da unidade possibilitará a reorganização do sistema de saúde da cidade, desafogando o pronto socorro do Hospital Regional.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências. 97% das ocorrências são solucionadas na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.

A sala de medicação ou de aplicação de medicamentos é um ambiente para o qual os pacientes são encaminhados após receberem atendimento nos consultórios da UPA e no qual permanecem enquanto realizam algum tipo de tratamento, sendo comum a infusão de medicação intravenosa.

O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) não é feito por ordem de chegada nem a partir da idade dos pacientes. O atendimento é feito com base na classificação de risco, que prioriza os casos mais graves e com maiores riscos de agravamento.

É vedada a internação de pacientes em UPAs. Art. 16. Os serviços de saúde de referência deverão disponibilizar atendimento para os pacientes encaminhados pelas UPAs, inclusive internação hospitalar, não devendo ser criadas barreiras de acesso aos mesmos uma vez constatada a necessidade.

Inaugurada em 2007, a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Brasil, a UPA Maré, completa 10 anos em maio e ganha uma cara nova.

Em resumo caso a pessoa necessite de atendimento e não o consiga na Unidade de Saúde próxima a sua residência, está garantido o Direito de procurar socorro em qualquer um dos Postos existentes na Cidade, observado que o encaminhamento aos Hospitais de Campanha é feito exclusivamente pelo Serviço Público de Saúde.

Com uma equipe multiprofissional – composta por médico emergencista, cirurgião-geral, ortopedista, neurocirurgião, clínico-geral e enfermeiros -, os pacientes são acolhidos, avaliados e classificados por meio de uma triagem que segue recomendações mundiais.

Percebemos a necessidade de normatização, preconizando como máximo 3 dias de atestado médico, exceto os casos de fratura e doenças infectocontagiosa para os atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento.