Qual o significado da quinta e Sexta-feira Santa?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Sexta-feira Santa - Católicos celebram a paixão e a morte de Cristo

  • Quinta-feira. A quinta-feira marca o fim da Quaresma (período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa). ...
  • Sexta-feira. ...
  • Sábado. ...
  • Representações da Paixão. ...
  • Malhação do Judas.

A quinta-feira foi o dia da última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus.

Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram o episódio em que Jesus lava os pés de seus discípulos durante celebrações da Pessach, a "Páscoa judaica", que comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Os símbolos do pão e o vinho são próprios da Quinta-feira Santa quando, durante a Missa vespertina da Ceia do Senhor, celebramos a instituição da Eucaristia, da qual encontramos alusões e alegorias ao longo de toda a Escritura.

Quinta-feira Santa
É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo. O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor.

Mensagem de feliz Sexta-feira Santa
Jesus sofreu, morreu e ressuscitou por nós, por isso hoje lembramos do seu sacrifício e celebramos a vida que Deus nos concedeu. Mesmo na cruz Ele pediu para que os que lhe fizeram mal fossem perdoados. Por isso, hoje agradecemos a salvação que Deus nos concedeu.

Aprender o quanto é grande o pecado
Tudo isso deve nos levar a amar profundamente Jesus Crucificado, que se esvaziou totalmente para nos salvar de modo tão terrível. Essa meditação também precisa nos levar à associação com a Paixão do Senhor, no sentido de tomar a decisão de “gastar a vida” pela salvação dos outros.

O Domingo de Ramos nos mostra que Jesus vem como Rei pacífico, Ele é o Príncipe da paz e vem para restaurar Israel e a humanidade inteira (Daniel 9,25) “Ele veio para os que eram seu e os seus não O receberam – Bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”.

Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esse acordo pode ser feito entre o empregador e o empregado”, explica o auditor-fiscal. Nada impede, no entanto, que o trabalhador ganhe folga nos chamados dias de ponto facultativo, datas festivas que não são consideradas por lei como feriados.

A Igreja Católica sempre aconselhou os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer. Procissões e reconstituições da Via Sacra são mais difundidos. É comum entre os Católicos a realização de promessas no dia de hoje.

Na Quinta-feira Santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma.

Nesta quinta-feira, o versículo do dia se encontra em Hebreus, capítulo 11, versículo 6. Antes de qualquer coisa, é preciso ter fé em Deus. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Com isso, entendemos que o simples fato de crer em Deus, já se remete a fé.

Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sexto no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos).

Cor branca

Cor branca
Usa-se na solenidade do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, nas festas do Senhor e na celebração dos santos. Também no Tempo Pascal é predominante usada a cor branca.

Na Semana Santa, se recorda a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A quinta-feira Santa é o dia em que se comemora a Última Ceia e a liturgia religiosa adquire sua maior importância, já que se recorda o sofrimento de Jesus na sua caminhada até o Calvário e sua posterior Crucificação.

Na Quinta-Feira Santa, destque para o dia da instituição da Santa Ceia. Na Sexta-Feira Santa, 7 velas foram expostas, sendo apagadas uma a uma à medida em que as Sete Palavras de Jesus eram lidas. No Domingo de Páscoa, o altar mesclava ovos decorados com flores.

O preto transmite introspecção, favorece a autoanálise e sugere o silêncio, por isso é usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto. Utilize esta cor para ter dinheiro e sabedoria. Esta cor ajuda também a estimular a intuição.