Qual o significado da placa aclive acentuado?

Perguntado por: lcastro3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Aclive Acentuado Adverte o condutor da existência, adiante, de um aclive acentuado. Sentido Único Adverte o condutor da existência, adiante, de uma mudança brusca de direção. Sentido Duplo Adverte o condutor da existência, adiante, de uma mudança brusca de direção.

ACLIVE: inclinação de terreno um tanto acentuada, em sentido ascendente (Mini Aurélio, 6ª Edição, 2005). DECLIVE: inclinação de terreno um tanto acentuada, em sentido descendente (Mini Aurélio, 6ª Edição, 2005).

Você percebe que à frente há um declive acentuado: antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida. Nunca desça com o veículo desengrenado.

A placa de trânsito A-20B indica a presença de um aclive acentuado. Essas placas de advertência devem avisar aos condutores que é necessário reduzir a velocidade, uma vez que a proximidade das zonas aclives da via podem ser perigosas.

Enquanto a placa da esquerda, com uma faixa apenas sobre o “E” quer dizer “Proibido estacionar no local”, a placa da direita, com o “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X”, quer dizer que é “Proibido estacionar e parar no local”.

AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

Tipos de placas tectônicas
As placas tectônicas podem ser de três tipos: Placas oceânicas: tipos encontrados no assoalho oceânico. Placas continentais: tipos encontrados sob os continentes. Placas oceânicas e continentais: tipos encontrados tanto sob os continentes como também no assoalho oceânico.

As placas de advertência são amarelas, em formato de losango e são alertas para possíveis perigos na pista. Existem 69 delas.

A sinalização de advertência quando utilizada na sinalização de obras deve ter fundo e orla externa na cor laranja, letras, símbolos e orla interna na cor preta. Devido ao fato do sinal advertir da existência de perigo adiante, ele deve ser locado antes do ponto onde ocorre o perigo ou situação inesperada.

A sinalização amarela A-3A é utilizada para indicar a presença de uma estrada contínua à esquerda. Servem para alertar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade e redobrar os cuidados ao passar por curvas ou subidas contínuas.

Placas de advertência (placas amarelas) As placas de advertência informam com antecedência ao condutor, um possível perigo na via. Neste caso os símbolos são pretos, o fundo é amarelo e o formato geralmente é quadrado.

Também conhecido como Hill Holder, o assistente de partida em aclive facilita saídas em ladeiras. Isso porque ele mantém os freios acionados por um tempo, até que o motor alcance a força necessária para o arranque.

A principal dica para estacionar o seu carro com segurança em uma ladeira, é ativar o freio de mão. Mas entes disso, não esqueça de engatar a primeira marcha. Isso porque pode ocorrer do freio falhar e, dessa forma, o freio do motor vai segurar o veículo.

Os aclives são, de certa forma, tranquilos. É necessário transitar com marcha correta engatada para que o veículo mantenha velocidade compatível com a via. No entanto, fique atento ao veículo da frente, a possíveis “paradas bruscas” e mantenha sempre distância segura.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

O solo com declive é aquele que o solo fica mais baixo que o nível da rua. O desnível pode ser bem acentuado e isso deve ser bem avaliado, devido à topografia natural do solo. O aclive, por sua vez, ocorre quando o fundo está mais alto em comparação à rua onde o terreno está situado.

Use a primeira marcha: uma combinação de marcha reduzida e primeira marcha vai ajudar a manter o controle do freio durante a descida.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Declives Você percebe que à frente há um declive acentuado: antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida. Nunca desça com o veículo desengrenado.

NAS ESQUINAS DA CIDADE: Motoristas também devem redobrar a atenção nas curvas urbanas, pois não é raro ver pedestres atrás de ônibus parados, bancas de jornal, árvores etc, prontos para arriscar uma travessia. Portanto, é importante reduzir a velocidade o máximo que puder, usando a segunda marcha.