Qual o significado da placa a41?

Perguntado por: emoreira6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A placa de trânsito A-41, também conhecidas como Cruz de Santo André, é um dos sinais de trânsito mais importantes. Estas placas de trânsito indicam que o veículo deve parar obrigatoriamente antes de cruzar uma linha férrea em nível.

A cruz de Santo André também leva esse nome pelo motivo do apóstolo André ter sido crucificado em uma cruz neste formato, pois, segundo ele, ele não era digno de ser crucificado igual ao Cristo. Assim sendo, seus algozes atenderam seu pedido e o crucificaram dessa forma, daí o nome de cruz de Santo André.

As placas de trânsito têm o objetivo de manter o fluxo do trânsito em ordem e em segurança. Elas são encontradas suspensas ou na lateral da via e transmitem mensagens ao condutor através de legendas e símbolos que foram legalmente instituídos.

Por exemplo: o algarismo "0" é substituído pela letra "A", por sua vez o número "1" é trocado pelo "B", o "2" dá lugar ao "C", e assim por diante.

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

A placa “Interseção Em Círculo A-12”, adverte ao motorista sobre a existência de interseção em círculo (rotatória) na via, sendo a sua circulação no sentido anti-horário.

Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de trecho de pista ao longo do qual ciclistas circulam pela via ou cruzam a pista.

A placas de trânsito A-44 indica um vento lateral, o que significa que os condutores devem ter extremo cuidado ao dirigir. Estas placas de trânsito deve ser aplicada em áreas com ventos fortes e laterais que possam afetar a direção do veículo.

Oriente o público sobre as regras do espaço. As placas de PERIGO da Seton são indicadas para sinalização de riscos diretos ou indiretos e são de acordo com as normas regulamentadoras NR26 e NR18.

A placa de trânsito A-39 sinalizam a presença de uma passagem de nível sem barreira. Estas placas de trânsito têm o intuito de alertar os motoristas para passagens de níveis diferentes da estrada, como cruzamentos de ferrovias, rios ou canais que não tenham barreiras de segurança.

A sinalização amarela A-3A é utilizada para indicar a presença de uma estrada contínua à esquerda. Servem para alertar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade e redobrar os cuidados ao passar por curvas ou subidas contínuas.

As placas de trânsito podem ser de 7 tipos: regulamentação, advertência, indicação, educativas, serviços auxiliares, atrativos turísticos e sinalização de obras.

Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.

Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra.

A Placa Mercosul viabilizou a mudança da combinação composta por 3 letras e 4 números, ABC 1234, para o padrão ABC 1C34, com 4 letras e 3 números. Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente.

Tipos de placas tectônicas
As placas tectônicas podem ser de três tipos: Placas oceânicas: tipos encontrados no assoalho oceânico. Placas continentais: tipos encontrados sob os continentes. Placas oceânicas e continentais: tipos encontrados tanto sob os continentes como também no assoalho oceânico.

As placas de trânsito são chamadas de “Sinalização Vertical”, mas também existe no código de trânsito brasileiro a “Sinalização Horizontal”, que são aquelas pintadas sobre o piso, como faixas contínuas ou seccionadas, faixa de pedestres, faixa de canalização, orientações de sentido e etc.

Os sinais de trânsito A-8 são usados para indicar uma interseção “T”, quando um veículo está sendo direcionado diretamente para uma única rota de transporte. Este sinal deve ser colocado no início da estrada para indicar que os veículos só podem circular num sentido.