Qual o significado da pinha na árvore de Natal?

Perguntado por: zfigueiredo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Praticamente todos os elementos usados na decoração natalina possuem um significado, e claro que com a pinha de Natal não seria diferente. O final de ano é sempre representado como um tempo de união e esperança, e é exatamente esse o significado da pinha de Natal.

As pinhas secas podem ser protagonistas ou coadjuvantes na mesa de natal. Você pode usar outros enfeites de natal como bolas natalinas, laços, luzes e até galhos artificiais para criar uma decoração incrível! As pinhas são super democráticas.

PAPAI NOEL: representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal. ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus. SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

A diferença é que a pinha representa a parte reprodutiva da planta, como se fosse uma flor. Já o pinhão nada mais é do que a semente formada na pinha.

araucária

“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões.

A pinha, também chamada de fruta-do-conde ou ata (Annona squamosa, L.), é uma das frutas da família Annonaceae e tem origem na América tropical, mais especificamente, na Ilha de Trindade e nas Antilhas.

Fruta do Conde
Também chamada de Pinha ou Ata é uma das espécies mais conhecidas, cultivada em todo o Brasil, comercialmente ou em fundo de quintal. Muito apreciada pelo sabor levemente doce, porém, apresenta muitas sementes com a polpa aderida.

Quando começa a chover, as pinhas fecham-se para que as suas sementes continuem secas. Como se viu se colocarmos uma pinha seca em água, ela fecha-se e se a deixarmos secar, volta a abrir.

De acordo com Charles Seidel, engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o normal é que uma araucária produza de 30 a 60 pinhas.

O período para a colheita de pinhas de pinheiro manso inicia-se a 1 de Dezembro e prolonga-se até 31 de Março de 2021.

Quais os enfeites de Natal mais usados?

  • Guirlanda. A guirlanda de Natal representa as boas-vindas para as pessoas que vão te visitar nessa época do ano, por isso, a guirlanda de Natal é comumente usada como enfeite de Natal para porta de entrada.
  • Presépio. ...
  • Árvore de Natal. ...
  • Sinos. ...
  • Velas.

o anjo, que anuncia ao mundo o seu nascimento; a Estrela de Belém, que indicou o caminho para os reis magos; os três reis: Baltazar, Gaspar e Melchior.

Significado dos símbolos do Natal

  • Estrela. Simboliza a estrela de Belém que guiou os sábios de outras culturas em direção a Cristo. ...
  • Velas. As velas também lembram a estrela de Belém e a Luz de Cristo. ...
  • Presentes. ...
  • O pinheiro, o verde e o vermelho. ...
  • Bolas de Natal. ...
  • Sinos. ...
  • Guirlanda. ...
  • Presépio.

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.

Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia. O tamanho dessa fruta varia, e o sabor é mais adocicado.

Parente da graviola, atemoia costuma ser confundida com a fruta-do-conde. Por ter uma casca rígida e levemente escamosa, herdada do cruzamento das espécies, a atemoia é frequentemente confundida com a fruta-pinha, conhecida popularmente como fruta-do-conde.

Ata

Ata é também conhecida como pinha e fruta do conde.

Fruta do Conde, também conhecida como ata ou pinha, é uma fruta tropical originária da América do Sul. Ela é produzida a partir da árvore Annona squamosa, que pode atingir até seis metros de altura. A Fruta do Conde tem uma casca verde e escamosa, que pode ser facilmente removida para revelar uma polpa branca e doce.

Basicamente, com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos assim denominados: o araticum de polpa rosada, mais doce e mais macio, e o de polpa amarelada, não muito macio e um pouco ácido.

Por que o pinheiro não se perde na floresta? Resposta: Porque ele tem uma-pinha.

O que tornar os frutos de pinha totalmente pretos e ocos ainda pequenos? O enegrecimento de frutos em anonáceas pode ser resultado de vários fatores. Entre os mais comuns, está o aparecimento da doença conhecida por antracnose, que é favorecida por condições de alta umidade e temperatura.