Qual o significado da pequena sereia?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A Pequena Sereia (em dinamarquês: Den Lille Havfrue), é um conto adaptado para crianças da autoria de Hans Christian Andersen, sobre uma jovem sereia disposta a dar a sua vida nos mares e a sua identidade como sereia, a fim de conseguir uma alma e o amor de um príncipe humano.

Com o dinamarquês Hans Christian Andersen, que escreveu A Pequena Sereia em 1837, não é diferente. Segundo registros, ele teria se inspirado em um conto alemão chamado Undine, que conta a história de um espírito do mar que se casa com um ser humano para conquistar uma alma imortal.

Ao amanhecer, a Pequena Sereia se transforma em espuma, mas, ao contrário do que sua avó disse, seu destino não estava selado. Ao final, ela se torna uma filha do ar, um ser divino que silenciosamente ajuda os humanos, e depois de trezentos anos de sentença, ela finalmente pode ter uma alma eterna.

Ao ser anunciado pela Disney, o filme A Pequena Sereia foi alvo de polêmica pela escolha de uma mulher negra para interpretar a sereia. Para Laura Castro, a presença de protagonistas e princesas negras nas telas faz com que crianças negras se identifiquem e sonhem com diferentes possibilidades.

O filme em imagem real surge 34 anos depois da animação. Quando a Disney anunciou a escolha de Halle Bailey para interpretar Ariel, houve vários comentários racistas na internet. Melissa McCarthy que interpreta Ursula, a bruxa subaquática responde com a importância da diversidade e inclusão.

Significado do nome Ariela na Bíblia: Nome bíblico, Ariel aparece em Esdras 8:16 como um dos principais homens enviados por Esdras a Ido para trazer os levitas em segurança e em outras partes da Bíblia também como nome de uma cidade de Jerusalém (Isaías 29:7).

O assentamento foi fundado em 1978 na Cisjordânia durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967 com base na antiga cidade de Ariel citada na bíblia em Isaías 29:1-7.

Novo lugar. O live-action, no entanto, se passa nas águas de uma ilha fictícia no Caribe, com a informação sendo confirmada pela própria Disney em seu site.

Protagonizado por Halle Bailey, o filme passou por algumas mudanças em seu enredo, visando se adequar aos padrões da sociedade moderna, preocupando parte dos fãs da animação original, lançada em 1989. O que muitos não sabem, é que a versão animada da Disney já é totalmente diferente do conto original publicado em 1837.

Na mitologia grega, Ulisses, competente navegante e guerreiro, ao encontro de um grupo de sereias próximo a ilha de Capri, tapou seus ouvidos e da sua tripulação com cera e os amarrou junto ao mastro. Dessa forma, obteve êxito, sem perdas humanas ou danos à embarcação.

  • Ariel (Jodi Benson)
  • Úrsula (Pat Carroll)
  • Flounder (Jason Marin)
  • Sebastião (Samuel E. Wright)
  • Príncipe Eric (Christopher Daniel Barnes)
  • Rei Tritão (Kenneth Mars)

Hans Christian Andersen

Ariel e sua fascinação pelo mundo dos humanos são inspiradas no conto de Hans Christian Andersen, publicado em 1837.

E a resposta foi dada pelo próprio Bardem, que esclareceu que todas as filhas de Tritão compartilham mesmo pai e mãe: “Sete filhas, mas com a mesma mãe”.

Explicação na animação
No filme, Athena faleceu após ser atropelada por um navio pirata enquanto estava com o marido, as sete filhas, e outras sereias se divertindo na superfície.

Além de Bailey, outro nome confirmado no elenco da produção é Melissa McCarthy, que dará vida à icônica vilã Úrsula. Em celebração a estreia do filme, a RECREIO separou uma lista incrível com 5 curiosidades sobre a grande vilã do longa. Confira!