Qual o significado da pasta de figo na Bíblia?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A pasta de figos simboliza o resultado de Jesus macerado, açoitado, crucificado e morto. A pasta de figos é o seu Sangue precioso – é o seu Espírito Santo – é ele quem cura o homem. A chaga que leva o homem à morte é o pecado, porque o pagamento pelo pecado é a morte.

Nesse mesmo tempo, Ezequias ficou enfermo. Uma úlcera devastava seu estômago e nenhum expediente da medicina podia reverter seu quadro clínico.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.

O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo. A figueira, inclusive, é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, podendo medir entre 3 m e 10 m de altura.

Por meio de sua mensagem ao rei Ezequias, Deus nos alerta sobre a brevidade da vida, aplicável a todos os homens. Todos nós estamos avisados de que, mais cedo ou mais tarde, morreremos.

Nesta quarta-feira, ele perdeu a luta contra a leucemia. Morreu, aos 22 anos, pondo fim também a muitos sonhos que ainda tinha para realizar no futebol.

25Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

O fato é que Ezequias estava enfermo e um dos sintomas era uma úlcera – vs 7 – no entanto, ninguém sabe que doença mortal era aquele do rei. A sua morte estava decretada e não haveria cura, mas Ezequias orou ao Senhor que o ouviu e ele foi curado.

Ezequias mostrou toda a riqueza para um povo inimigo. O seu erro derribou tudo o que havia conquistado ao abrir as portas de Jerusalém aos babilônicos. Ele não soube proteger seus tesouros mais valiosos.

Ezequias venceu a batalha sem precisar que seu exército empunhasse a espada. Uma grande vitória! Depois disso vem a sua doença, o que nos mostra que uma vitória não significa o fim da batalha. Nem sempre, por se perder uma batalha, perde-se uma guerra.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

"Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.

Arvore que possui tronco forte, de grande circunferência. É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro de Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chegada de Jesus a Jericó.

Sem polinizadores, a figueira não iria dar frutos ou sementes.

Apesar de ser popularmente conhecido como uma fruta, o figo é, na verdade, uma flor. A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas. As flores da figueira são invertidas.

Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.