Qual o significado da palavra recíproca no dicionário?

Perguntado por: tmonteiro8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando existindo de um lado, existe de igual modo no outro. Ou seja, é algo mútuo. Por exemplo, a expressão "ódio recíproco" significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

7 dicas para desenvolver a reciprocidade

  1. Ter Empatia. Uma relação equilibrada e saudável é baseada na empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. ...
  2. Gratidão. ...
  3. Saber ouvir. ...
  4. Assuma responsabilidade pelas suas ações. ...
  5. Mantenha um diálogo sempre aberto. ...
  6. O respeito deve sempre estar presente. ...
  7. A última dica: Pratique.

1 bilateral, mutual, mútua.

5 formas de saber o que é o amor é recíproco

  1. A sua presença faz a outra pessoa sorrir. Tudo fica mais bonito quando se está amando! ...
  2. Se sente protegida ao lado da pessoa amada. Quem ama, protege! ...
  3. Adoram estar juntos. ...
  4. Sentem no olhar. ...
  5. Teste final: se declarar!

Reciprocidade significa dar e receber, por isso, é uma condição essencial para a qualidade das relações entre as pessoas. A reciprocidade é uma particularidade de enorme valor na sociedade, porque de acordo com a psicologia social as relações mútuas contribuem para a conservação de normas sociais.

Existem dois tipos de paixão, a recíproca e a não recíproca. Quando há paixão recíproca, duas pessoas sentem uma atração mútua e decidem se unir em uma relação e expressar seus sentimentos. Já na paixão não recíproca, uma das pessoas não sente a mesma coisa, ou os dois são impedidos de estar juntos.

O conceito de reciprocidade, por sua vez, consiste na correspondência e na mutualidade de sentimentos. Se você ama o seu namorado, e o seu namorado ama você, por exemplo, estamos diante de uma relação de amor recíproco.

Um relacionamento sem reciprocidade é quando o desejo de melhorar a relação só vem de uma parte. Será preciso muita autoestima para findar este relacionamento. Então se coloque em primeiro lugar, e tenha amor-próprio. Ou seja, a melhor forma de resolver uma relação que não flui é saindo dela.

A reciprocidade contribui para a construção de um mundo melhor porque quanto mais vamos praticando-a, mais vamos percebendo que o ideal mesmo é fazer o bem por si só. Isso quer dizer que devemos realizar boas ações, tanto sem olhar a quem, quanto sem esperar receber algo em troca.

Troca de uma coisa por outra coisa idêntica; correspondência, cooperação: uma amizade não existe sem reciprocidade de sentimentos. [Política] Situação em que dois países firmam um acordo de cooperação, fornecendo auxílio ou trocando vantagens entre si: o Brasil e o Chile assinaram contratos comerciais de reciprocidade.

1 reciprocação, recíproca, mutualidade, correspondência, correlação, proporção, interdependência, solidariedade.

Para criar um relacionamento recíproco, ambos os parceiros precisam ser capazes de aceitar a responsabilidade por essa criação. A interdependência de um relacionamento saudável requer que ambas as pessoas aceitem a sua responsabilidade pessoal.

A empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, de maneira a compreender como ele se sente. Trata-se de uma ação com grande poder transformador porque confere ao indivíduo diferentes visões de mundo. Por sua vez, a reciprocidade refere-se ao que é mútuo, ou seja, ao que é dado e recebido.

advérbio De maneira recíproca; em que há correspondência; que ocorre mutuamente; que se dá em troca de algo semelhante.

A reciprocidade é a característica do que é recíproco, sendo este tido como aquilo que marca uma troca equivalente entre duas entidades, grupos ou pessoas. O carácter da reciprocidade é o respeito pelo que é mútuo, incluindo a ideia de partilha ou de retribuição.

A reciprocidade é a melhor forma de expressar o amor e o carinho pelas pessoas. A reciprocidade é um antídoto contra o egoísmo e a individualidade excessiva. O amor verdadeiro é aquele que floresce na reciprocidade. A gratidão é a resposta mais sincera à reciprocidade que recebemos.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira. De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal.

O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade. “É um processo sutil e particular, pois depende de muitos fatores presentes em um relacionamento amoroso”, afirma Livia.

Os princípios da reciprocidade nos dizem que isso deve sempre partir da autenticidade, da espontaneidade e da bondade humana.