Qual o significado da palavra puderam?

Perguntado por: avarela3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

substantivo deverbal Conseguiram; ação de poder, de ter a chance ou a oportunidade para: eles não puderam trabalhar; elas puderam fazer o contrato. Ação de ter permissão ou de estar autorizado para: os carros não puderam passar; os funcionários não puderam reclamar.

5 sinônimos de puderam para 1 sentido da palavra puderam: Aplicaram algo numa superfície: 1 passaram, aplicaram, botaram, colocaram, espalharam.

Esta questão também se estende à dúvida comum de Puderam ou poderam? É escrito “puderam”; poderam não exista na língua portuguesa. Poderão é a forma verbal na terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo verbo poder.

A forma [puderam]pode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de poder] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de poder] .

A forma [puderem]é [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de poder] .

Confira algumas regrinhas básicas que te ajudarão a não se confundir na conjugação do verbo: Poder: forma infinitiva do verbo; Puder: verbo “poder” conjugado em 1° ou 3° pessoas do singular no futuro do subjuntivo.

Puseram vem do verbo pôr. O mesmo que: colocaram, dispuseram, exibiram, pousaram, assentaram, botaram, incutiram, introduziram, meteram.

Como falamos, poder é o infinitivo, isto é, o “nome” do verbo. Já puder é a forma da primeira e da terceira pessoa do singular no futuro do subjuntivo.

A forma [pudessem]é [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do conjuntivo de poder] .

4 esteve, andou, passou, seguiu, saiu-se, permaneceu. Exemplo: Foi tudo bem aqui nesta equipe? Verbo ir ou ser - Ocorreu, desenrolando-se: 6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se.

Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.” “Nova Zelândia é o país onde se adotaa melhor política de prevenção contra a Covid-19.”

“Poderia” faz parte do futuro do pretérito do indicativo, que é o nosso condicional e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Confira o exemplo: Se ele quisesse, tudo poderia ser diferente.

Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.

1 são capazes, conseguem, controlam, sabem, têm potencial, logram.

O “puder” tem tudo a ver com o “poder”. Isso porque ele é a conjugação deste verbo, mas em uma pessoa (1ª ou 3ª do singular) e tempo diferente (futuro do subjuntivo). O futuro do subjuntivo se refere a ações que tem a possibilidade de acontecer no futuro – ou que deseja-se que aconteçam.

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: – Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.

Significado de Quiserem
Quiserem vem do verbo querer. O mesmo que: ambicionarem, ansiarem, aspirarem, desejarem, ordenarem, permitirem, solicitarem, amarem.

2 for permitido, for possível, tiver permissão, tiver possibilidade, tiver oportunidade, tiver ocasião.

O ditado nos passa a ideia de que conseguir algo não requer esforço, trabalho e dedicação, mas penas muita vontade. Mas QUERER NÃO É PODER. Querer é apenas querer. No contexto do ditado, a palavra 'poder' se refere a conseguir, conquistar.