Qual o significado da palavra presunção na Bíblia?

Perguntado por: ilancastre4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Presunção é o ato de presumir, ou seja, tirar uma conclusão baseado em indícios, dicas ou aparências.

[ Direito ] Dedução estabelecida pela lei, dispensando a prova.

No seio das presunções, temos as presunções legais ou de direito e as presunções judiciais (naturais, judiciais ou de facto). As presunções legais têm duas subclassificações: as presunções iuris tantum e as presunções iuris et de iure.

A prova da má-fé, o que, por consequência, leva à comprovação da fraude, em regra, é obtida por indícios, senão vejamos estudo de Gioconda Fianco Pitt [4]: "A prova da má-fé é geralmente obtida por indícios, o que significa que, em cada caso concreto, o juiz deve analisar as circunstâncias que rodeiam o fato, com o fim ...

1. Baseado em suposição, presunção; IMAGINADO; PRESSUPOSTO: O fato presumido não aconteceu realmente. 2. Que se tem em alta conta: Era um sujeito presumido.

Linguagem corporal do sorriso – sorriso presunçoso
Este é o sorriso da autossatisfação, também pode ser arrogante e um pouco maligno. Normalmente, os lábios ficam pressionados, juntos e um dos lados puxado. O lábio superior também pode ficar um pouco para cima.

Presunção que não admite prova em contrário.

A presunção de culpa e a antecipação da pena constroem os alicerces da disseminação da prisão cautelar, como se fosse o apanágio do combate à impunidade, tão almejado em épocas de crescente violência urbana e incremento da criminalidade.

O indício é o fato, ao passo que a presunção encontra a sua fonte na experiência; o indício é a circunstância certa e que se realizou. A presunção considera-se como realizado um fato não provado, fundando-se, entretanto, na experiência. A presunção é um processo intelectual, chamando-se a presunção o fato presumido.

Significado e conteúdo
O princípio da presunção de inocência está positivado no Art. 5º, LVII, da Constituição Federal, cuja redação determina que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.”

Presunção que admite prova em contrário.

Presunções absolutas são ficções, presunções relativas sem fundamentos empíricos são meras regras de ônus, presunções judicias são, em realidade, o rotineiro raciocínio não dedutivo a ser realizado pelo julgador para determinar fatos.

O termo prova designa, como um conjunto de informações sobre acontecimentos da vida social, trazido nos autos do processo sob a forma de documentos escritos, fotografias, perícias, depoimentos, gravações, etc, destinados a comprovar a veracidade das alegações feitas pelas partes.

Pessoa alheia à infração penal, proprietária de instrumentos utilizados na execução, ou que, sem malícia, adquire, recebe ou oculta produto de crime.

No âmbito jurídico, a chamada má-fé processual diz respeito a tudo aquilo que se faz intencionalmente, com maldade, para interferir no andamento processual. Esse tipo de atitude está na contramão da boa-fé e pode vir de alguma das partes ou de terceiros intervenientes.