Qual o significado da palavra pentecostal na Bíblia?

Perguntado por: uneves3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Ou seja, os pentecostais, são cristãos que acreditam na atualidade carismática do Espírito e na possibilidade de vivenciar a experiência ocorrida em Atos 2, no dia de Pentecostes. Por isso o termo: pentecostais.

A palavra pentecostal é oriunda de Pentecostes, importante festa cristã, comemorada 50 dias depois da Páscoa. Essa data é celebrada como o dia em que os cristãos são batizados pelo Espírito Santo e começam a falar em línguas, conforme descrito na Bíblia em Atos dos Apóstolos 2.

Entre as igrejas desta vertente estão: Universal do Reino de Deus (1977, RJ), Internacional da Graça de Deus (1980, RJ), Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, GO), Renascer em Cristo (1986, SP) e Igreja Mundial do Poder de Deus (1998, SP).

A característica mais importante das Igrejas pentecostais, que também é própria do cristianismo, é sua ênfase na ação do Espírito Santo. Além disso, elas prometem a seus seguidores salvação da alma e recompensa material ainda em vida – contanto que paguem o devido dízimo.

Congregação Cristã

A Congregação Cristã é a primeira igreja pentecostal no Brasil, fundada pelo italiano Luigi Francescon migrado dos Estados Unidos da igreja de Chicago. É importante ressaltar que o fundador nunca morou no Brasil. A Congregação Crista teve sua sede inicial em São Paulo.

Os pentecostais crêem que o batismo no Espírito Santo é acompanhado com línguas. Os batistas crêem que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom para a edificação da igreja.

A primeira Igreja Pentecostal surgiu nos Estados Unidos, em 1910. Hoje, no Brasil, são mais de 45 milhões de fiéis. As Neopentecostais vieram depois, no século XXI. Algumas igrejas surgiram cerca de 400 anos depois da reforma protestante, mas ainda assim incorporaram as ideias de Martinho Lutero.

O termo neopentecostalismo foi aplicado pela primeira vez na década de 1970, para as igrejas que adotaram muitas das doutrinas e práticas das igrejas pentecostais e do movimento carismático, mas não se tornaram alinhados com algum deles. O fenômeno surgiu no Estados Unidos na década de 1980.

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A Assembleia de Deus, igreja pentecostal, é a que conta com maior número de membros em todo o Brasil, representando 34% do total. Ela é seguida pela Igreja Batista, do grupo das igrejas evangélicas históricas, e que detém 11% dos fiéis.

UNIVERSAL A IGREJA EVANGÉLICA MAIS RICA DO MUNDO.

O avanço pentecostal no Brasil contribuiu para intensificar o declínio numérico da Igreja Católica e da Umbanda e para "pentecostalizar" parte do protestantismo histórico e do próprio catolicismo.

Missionários trouxeram o pentecostalismo ao Brasil na primeira década do século 20 e se estabeleceram no Pará (suecos, Assembleia de Deus) e em São Paulo (estadunidenses, Congregação Cristã do Brasil e Evangelho Quadrangular).

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

Os evangélicos, portanto, são aqueles que procuram seguir o Evangelho de Jesus Cristo tornando a doutrina mais próxima dessa perspectiva. Por essa razão, cristão e evangélico tornaram-se termos intercambiáveis.

Agora, o espaço das pastoras tende a aumentar. Em 22 de janeiro, a OPBB aprovou o ingresso de mulheres na entidade.

As igrejas reformadas destacam-se por seus teólogos, não por seus 'santos' ou evangelistas. Nós nos orgulhamos de nossas confissões e catecismos, de nossa sólida teologia e pura doutrina. Por outro lado, os grupos carismáticos e pentecostais gabam-se das curas e das experiências de êxtase.

A religião batista remonta ao início do século XVII, fundada em Londres, Reino Unido, por Thomas Relwys, protestante e divergente da Igreja Católica. O primeiro pastor batista brasileiro, Antônio Teixeira de Albuquerque, foi batizado e ordenado na igreja em Santa Bárbara.