Qual o significado da palavra Pampulha?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Já parou para pensar qual a origem do nome Pampulha? A palavra em si vem do Latim Pampanus, que dá nome à haste da videira coberta de flores e frutos. O diminutivo da palavra teria gerado a grafia Pampulha.

Pampulha é uma região administrativa no município brasileiro de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, é administrada pela Administração Regional de Pampulha, sendo a lagoa artificial de mesmo nome uma das principais atrações turísticas.

Vizinho dos bairros Jaraguá, Dona Clara, Ouro Preto, São Luiz e de mais 11 bairros que integram o conjunto de bairros da região da Pampulha, o bairro Bandeirantes surgiu na década de 40, remanescente das muitas fazendas que ali existiam, antes da construção da represa.

80 anos

Prefeitura de Belo Horizonte celebra os 80 anos do conjunto moderno da Pampulha. O Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, completa 80 anos em 2023.

Mais de 30 jacarés vivem na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG)

As medidas foram feitas com um ecobatímetro acoplado a um GPS de alta precisão, que fornecem a profundidade de pontos da lagoa e sua coordenada geográfica. A profundidade média registrada foi de 5,1 metros e a máxima, de 16,17 metros.

“Nadar na lagoa da Pampulha vai ter uma série de complicações porque a água não é própria para nadar, ela não tem tratamento contra bactérias, fungos, vírus, contra vários microrganismos que podem causar infecção e adoecer a pessoa quando tem contato.

As principais atrações da Lagoa da Pampulha que compõem o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, a pedido do ex-presidente Juscelino Kubitschek, são: a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitscheck (que preserva a memória do ex-presidente Juscelino); a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube.

As curvas da Igreja da Pampulha representaram uma inovação na arquitetura sacra brasileira e foram inspiradas nas montanhas de Minas Gerais. Elas formam 5 abóbadas: duas principais que cobrem a ala central (nave) e três secundárias, que envolvem a sacristia e os anexos.

FAUNA. Na região da bacia da Pampulha, há mais de 300 espécies de animais, incluindo aves, mamíferos, répteis e insetos. Entre eles estão capivaras, tapetis, preás, cágados, tartarugas, serpentes, jacarés e aves de espécies raras, como o colhereiro, o pernilongo-de-costas-brancas e diversas espécies de gaviões.

Em 1945, a Capela São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, estava praticamente concluída, porém não obteve a autorização da Cúria Metropolitana para ser consagrada e funcionar como um templo religioso.

Lagoinha

Lagoinha. Trata-se do mais antigo e emblemático bairro pericentral de BH.

8 bairros com imóveis mais valorizados em Belo Horizonte

  1. 1 – Belvedere. Um dos mais caros e luxuosos bairros da capital mineira, o Belvedere fica localizado na parte mais alta de BH, na zona sul. ...
  2. 2 – Carmo. ...
  3. 3 – Funcionários. ...
  4. 4 – Lourdes. ...
  5. 5 – Santo Agostinho. ...
  6. 6 – Betânia. ...
  7. 7 – Cidade Nova. ...
  8. 8 – Estrela do Oriente.

Morar na Pampulha: 4 principais bairros

  1. Dona Clara. Muitas pessoas que moram na Zona Sul de BH, mas querem fugir do movimento excessivo ou trabalham em locais mais afastados, como a Cidade Administrativa, se mudam para o Dona Clara por encontrarem na região o mesmo padrão de imóveis. ...
  2. Jaraguá ...
  3. São Luiz. ...
  4. Castelo.

A poluição da Lagoa da Pampulha, principal cartão postal da capital mineira, é causada também pelos dejetos que chegam de seus afluentes. Os dois principais alimentadores do espelho d'água de Belo Horizonte, os ribeirões Sarandi e Ressaca, tem papel fundamental nessa sujeira.