Qual o significado da palavra milícia na Bíblia?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

1) EXÉRCITO (3) (#/RA Lc 2.13). 2) Luta; combate (#2Co 10.4).

Milícia + ar. milícia s.f. Força militar de um país; exército. Pop. Grupo que, não tendo ligação com o exército, age como se tivesse.

Os principais objetivos dos milicianos eram: lutar contra os narcotraficantes; impedir o uso e tráfico de drogas; ganhar dinheiro através do serviço de segurança privada.

São as chamadas “milícias”, que, segundo os mais importantes jornais da cidade, seriam organizações formadas primordialmente por policiais e bombeiros militares, além de guardas penitenciários – ativos ou aposentados –, que garantem a segurança de moradores de algumas vizinhanças em troca de uma taxa mensal.

Originalmente, as milícias seriam grupos formados por policiais, ex-policiais, bombeiros e agentes penitenciários com treinamento militar. Esses grupos diziam proteger e dar segurança a regiões que poderiam se tornar alvo de traficantes.

Os primeiros grupos de milícias formados por policiais militares e outros agentes de segurança pública que se têm registro no Brasil, foram criados durante a ditadura militar (1964-1985). Eles tinham como justificativa o combate ao avanço do crime organizado e do tráfico de drogas nas grandes metrópoles.

Jerônimo Guimarães Filho

A milícia —fundada segundo a Polícia Civil por Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, ex-vereador do Rio morto no último dia 4 por homens encapuzados que fugiram em um carro— começou atuando de forma concentrada, com foco na exploração de transporte clandestino e intermediações de ocupações urbanas.

Milícias são grupos criminosos formados e chefiados por agentes de segurança do Estado: policiais militares, policiais civis, bombeiros e guardas municipais, em associação com civis, cujo objetivo é a obtenção de ganhos econômicos, políticos, sociais e culturais a partir da venda de serviços: segurança aos comerciantes ...

Milícia é composta de militares da ativa (mais raro) ou de aposentados (mais comum). São PMs, políciais civis, bombeiros aposentados e afins, que têm treinamento militar. Quando o negócio é criminoso eles são chamados de milícia. Facção criminosa geralmente é de bandidos sem treinamento militar.

'Grande saque' de 1962 em Duque de Caxias resultou em 42 mortos, 700 feridos e mais de 2 mil estabelecimentos atingidos. Segundo estudiosos, episódio marcou o surgimento de uma polícia paga para proteger o comércio, origem das milícias na região. Há 200 anos, o Brasil se tornava independente.

Rio de Janeiro

Origens. As milícias existem no Rio de Janeiro desde a década de 1970, controlando algumas favelas da cidade.

Considerada a maior milícia do país, o Bonde do Zinho tem um verdadeiro arsenal de guerra para subjugar moradores, comerciantes e empresários em boa parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde fincou domínio em dezesseis bairros, ocupados por mais de 1 milhão de habitantes.

Como surgiram as milícias
“Em 1967 a ditadura cria a Polícia Militar como força auxiliar ao regime, uma força repressiva e ostensiva, feita para atuar nas ruas. A partir da criação dessa Polícia Militar inicia-se a formação de grupos de extermínio na Baixada Fluminense.

Uma milícia tem travado uma disputa sangrenta com o PCC nas regiões do Parque Arariba, Campo Limpo, Capão Redondo e Jardim São Luís, zona sul da capital paulista. Conhecido como Pés de Pato, o grupo é alvo de uma investigação da Polícia Civil de São Paulo.

1- A organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão é composta por mais de três pessoas, ou seja, número mínimo de quatro, o crime será o previsto no artigo 288, do Código Penal (“quadrilha ou bando”).

Milícia é a designação genérica das organizações militares ou paramilitares compostas por cidadãos comuns, armados ou com poder de polícia que teoricamente não integram as forças armadas de um país.

Jhony Alexandre de Souza Silva, conhecido como Jhon Jhon, tinha três mandados de prisão em aberto e era considerado foragido da Justiça.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Jerominho e o irmão Natalino Guimarães, que foi deputado estadual e também policial civil, ficaram presos entre 2007 e 2018 e são apontados como fundadores da primeira milícia do Rio de Janeiro, a Liga da Justiça, criada na zona oeste.

Por sua vez, milícia particular é o agrupamento armado e estruturado de civis – inclusive com a participação de militares fora das suas funções – com a pretensa finalidade de restaurar a segurança em locais controlados pela criminalidade, em face da inoperância e desídia do Poder Público.