Qual o significado da palavra lentilha na Bíblia?
Planta leguminosa que produz, em suas vagens curtas, uma ou duas sementes em forma de disco, usadas como alimento (#Gn 25.34).
Onde fala sobre lentilhas na Bíblia?
No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.
Qual é a origem da lentilha?
Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha é a pulse mais antiga, que se tem conhecimento. Devido seu centro de origem, a lentilha possui boa adaptação ao clima temperado (cultura de inverno) com temperaturas ideais para germinação variando de 15º a 25ºC.
Quem defendeu o campo de lentilha na Bíblia?
Samá lutou sozinho, mas não fugiu, ele guerreou e defendeu aquele campo de lentilhas com todas as suas forças. A Bíblia diz que Samá matou os filisteus e o Senhor operou um grande livramento em Israel pela mão de Samá.
Qual era o direito de primogenitura de Esaú?
Jacó disse que ele trocaria o guisado pela primogenitura de Esaú — que era a herança, a responsabilidade e a autoridade especiais a que Esaú tinha direito por ser o primeiro filho de Isaque. Esaú basicamente respondeu: “Tudo bem.
Quais as qualidades da lentilha?
A lentilha é uma leguminosa rica em vitaminas e minerais como, por exemplo, ferro, manganês, cálcio, ácido fólico, além de carboidratos e proteínas. Ela adere muito bem a temperos e acompanhamentos, sendo bastante versátil.
Quem recebeu a bênção da primogenitura de Jacó?
Introdução. No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.
Quais são os valentes de Davi?
A fonte de inspiração foi a passagem bíblica de 2 Samuel 23.8 a 12, que diz: “São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez.
Porque Jacó pediu a primogenitura?
Ele estava com muita fome e implorou a Jacó que o alimentasse. O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida.
Qual é a planta da lentilha?
Lens culinaris
Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae.
Como é uma planta de lentilha?
As lentilhas são plantas trepadoras, de pouca altura. Apresentam pequenas vagens, sem veio, que podem ter no máximo três sementes (embora seja uma situação rara).
Porque a lentilha está cara?
Os pulses, como são chamadas essas leguminosas, estão mais caros porque a oferta estrangeira está mais enxuta.
Porque lavar a lentilha?
O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.
Qual a diferença entre a lentilha e o feijão?
Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).
Porque Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilha?
Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.
Quem aceitou o prato de lentilha?
Esaú aceitou o negócio: “Estou morrendo de fome e não faço questão desse direito”. Jacó insistiu: “Jure”. Resposta de Esaú: “Juro”. Esaú abriu mão do direito de primogênito por aquele simples prato de lentilhas.
O que podemos aprender com os valentes de Davi?
Para os valentes de Deus, as necessidades deles não são maiores que as necessidades do Reino. Não podemos confundir o sucesso da causa que defendemos, com a nossa vida. Quem manifesta a Glória é Deus e Ele não divide isso com ninguém.