Qual o significado da palavra julgar na Bíblia?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O que é julgar? Julgar pode ser tomar uma decisão como árbitro ou juiz entre causas, ou avaliar alguma coisa para formar uma opinião crítica sobre ela. A Bíblia fala destes dois tipos de julgamento dos outros. Deus é o Juiz que irá julgar todas as pessoas de acordo com o que fizeram (Salmos 98:9).

Opinar sobre uma roupa, um estilo, um argumento, uma foto ou até outra opinião são clássicos julgamentos que podemos observar em qualquer lugar, por exemplo. Sendo assim, julgar algo ou alguém é dar uma impressão, fazer um juízo de valor em cima de uma situação.

Significado de Julga
Julga vem do verbo julgar. O mesmo que: sentencia, adivinha, avalia, conjectura, determina, imagina, pressente, pressupõe, presume.

“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).

Jesus Cristo nos julgará por atos, palavras e coração. Seremos julgados pelo que fizemos ao próximo, a nós mesmos e a Cristo. Não escaparemos em nada. Cada um de nós receberá a recompensa sobre cada feito.

Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

Jesus é o único que pode nos julgar (Mt 7,1-5)

10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o atribunal de Cristo. 11 Porque está escrito: Vivo eu, diz o Senhor, que atodo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua bconfessará a Deus.

A palavra julgar deriva do latim "judicare", que significa avaliar, analisar com ponderação.

Julgamos demais por uma série de fatores: inveja, mesquinhez, incompetência, medo de mudar, orgulho, etc. Se alguma situação ou pessoa nos incomoda muito, podemos ter certeza de que gostaríamos de estar naquela posição.

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

3 avaliar, apreciar, ajuizar, reputar, qualificar, classificar, analisar, conceituar, aquilatar, calcular.

Mas que fique claro: opinião é completamente diferente de julgamento. Quando você, ao expor o que pensa, fere a existência ou crenças do outro, deixa de dar sua opinião e adota uma postura mais agressiva nas plataformas online. “Ah, mas as pessoas precisam respeitar minha linha de raciocínio”.

Quem nunca ouviu alguém dizer “Só Deus pode me julgar”? A frase é usada por alguém que fez alguma coisa errada e não quer ser repreendido – traduzindo, “você não pode me repreender”. Essa frase é baseada em um dos ensinamentos de Jesus no sermão do monte: “Não julgueis, para que não sejais julgados” – Mateus 7:1.

Por tal motivo, ele foi levado a Pôncio Pilatos, governador romano, que detinha o poder de julgar, a quem afirmaram que Cristo se negava a recolher os tributos, dizia-se ser o rei dos judeus e incitava a rebelião por toda a Judeia, estas sim condutas do interesse do Império Romano.

Assim como na terra existem tribunais ou juízos diferentes assim também a Bíblia revela sete julgamentos divinos. Este livro tem o propósito de mostrar como serão esses julgamentos.

1 "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. 2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

Lembre-se só Deus pode nos julgar. Se não me conhece não me julgue,por que só Deus pode me julgar. Fortes são aqueles,que apesar de julgados por serem quem são, não mudam só caber nos parâmetros dos outros.

Não permitir que aquilo que não estiver de acordo com a Palavra de Deus permaneça em nossa vida. Não deixar coisas ruins em nosso meio, mas não julgar segundo o que vemos e, sim, sob a luz da Sua Palavra. Essa é a diferença entre o religioso e aquele que é de Deus. Para isso, usa a sua inteligência.

Tudo o que nós esperamos dos outros, precisamos também viver. Quando olhamos para o outro e logo “enxergamos” as suas falhas, nós inconscientemente estamos descobrindo também as nossas limitações, por isso, o erro do outro chama tanto a nossa atenção e tem tanto peso para nós.

Quem julga o próximo, está condenando a si próprio; pois quem julga o outro acaba fazendo coisa pior.