Qual o significado da palavra Jerusalém na Bíblia?

Perguntado por: igouveia8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.

Os jebuseus controlaram a cidade de Jerusalém, que chamavam de Jebus, até por volta de 1000 a.C., quando Davi, liderando os hebreus e o Reino de Israel, conquistou a cidade e transformou-a na capital de seu império.

De acordo com a tradição judaica, o rei David de Israel e Judá conquistou Jerusalém no ano 1004 a.C. e a transformou na capital do seu reino unificado. A história de Jerusalém então entrou em um período de esplendor que faria com que séculos mais tarde se tornasse a Cidade Santa para os muçulmanos, judeus e cristãos.

Do domínio hebreu à diáspora
Após ter sido conquistada pelos hebreus, Jerusalém tornou-se capital do Reino de Israel. Davi alterou o nome da cidade para Ir Davi, que significa “cidade de Davi”, e ordenou que um templo fosse construído para depositar a Arca da Aliança, artefato sagrado para os hebreus.

O objetivo era recuperar a Terra Santa do domínio islâmico. Embora Jerusalém tenha estado sob domínio muçulmano por centenas de anos, no século XI, a conquista da região pelos seljúcidas ameaçou as populações cristãs locais, as peregrinações do Ocidente e o próprio Império Bizantino.

Jerusalém foi erguida no alto do Monte Moriah. Para os cristãos, esse foi o palco da paixão de Cristo, onde Jesus foi crucificado, morto e sepultado. Para os muçulmanos, é o lugar onde o profeta Maomé ascendeu aos céus.

Ela lembrou ainda que para os judeus, Jerusalém é a capital do Rei Davi, onde Salomão construiu o seu templo e depositou a Arca da Aliança, como diz o livro sagrado dos judeus, a torá. Já a mesma cidade é também conhecida por ser o local da paixão e ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos, de acordo com a bíblia.

Também no que tange a essa etimologia, podemos acrescentar que o nome "Israel" é derivado de duas palavras: de um lado, "Sara", cuja raiz significa "lutar", "prevalecer", "ter poder como um príncipe"; de outro, a palavra "El", que quer dizer "força", "poder", especialmente como o Onipotente.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

A cidade de Jerusalém é descrita como a cidade santa (Is 52: 1; cf. Sl 48: 1-2), provavelmente porque Deus a designou como o lugar onde Ele encontraria Seu povo. II. Jerusalém foi o lugar onde Deus colocou Seu nome (1 Rs 11:36; 14:21; Salmos 132: 13).

A cidade foi destruída pelos romanos em 70 d.C. e com ela o Templo...

Salomão - filho de Davi, foi o rei mais rico e sábio de sempre; ele construiu o templo de Jerusalém. Depois de sua morte houve uma grande cisão entre o povo de Israel.

Ficar em Jerusalém é isto, é abrir o coração para todo o propósito de Deus; é deixar Deus encher o vaso para poder ser usado, tem que ter azeite, crente sem azeite não tem coragem de participar do evangelismo, não tem coragem de participar das campanhas, não abre a boca para dizer nada porque ele é vazio; pode alguém ...

A primeira destruição, segundo alguns historiadores, ocorreu na terceira deportação pelos babilônios no ano 586 a.C., pelos exércitos da Babilônia, comandados pelo rei Nabucodonosor II que em 586/587 a.C. sitiou Jerusalém pela primeira vez e, segundo o livro bíblico de Daniel Cap.