Qual o significado da palavra jerked beef?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Jerked beef (tradicionalmente traduzido como carne seca) é um produto assemelhado ao charque, classificado e aprovado pelo Ministério da Agricultura do Brasil como "carne bovina salgada, curada e dessecada". O termo inglês "jerky" é uma corruptela da palavra quíchua "charqui" (carne seca).

O charque é definido como o produto cárneo obtido a partir de carne bovina, com adição de sal e submetido a um processo de dessecação. Por sua vez, o jerked beef é definido como o pro- duto cárneo obtido da carne bovina, acrescido de sal e agentes de cura, e também submetido a um processo de dessecação7.

Semelhante a Carne Seca ou Charque, o Jerked Beef nada mais é do que uma “carne bovina salgada curada e dessecada”.

Feito com cortes dianteiros, traseiros ou da ponta de agulha, o jerked beef é uma carne bovina que, para ser produzida, passa por um cuidadoso processo de adição de sais de cura, o que permite um tempo menor de exposição ao sol.

Para dessalgar do modo tradicional, colocamos a carne em uma tigela com água gelada e deixamos na geladeira por, no mínimo 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas. Depois deste processo, é só deixar a carne cozinhar na pressão por aproximadamente 30 minutos.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável. Nesta foto, temos as duas principais embalagens que entregamos em todo o Brasil, o Charque de 30kg e de 5kg. Um é ideal para quem precisa de grandes quantidades e tem um consumo alto.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

O mais indicado é comprar a carne seca embalada a vácuo. Ela é feita de mais de um corte, portanto pode ser mais, ou menos, gordurosa – nós preferimos com menos gordura, que dá menos trabalho na hora de limpar. Testamos a da marca Vapza, já cozida e dessalgada.

História do charque – em quéchua: charki ou em araucano charque – que significa carne salgada, cujo objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. A carne seca é um tipo de carne preservada e é uma tradição culinária em muitos países, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Ideal para o dia a dia e também para receitas tradicionais, como a feijoada, o jerked suíno é uma carne curada apetitosa, feita a partir do pernil e da paleta suína.

O charque era produzido, assim como no Altiplano Andino, para a manutenção da carne. Basicamente, servia para a alimentação dos escravos que trabalhavam no Ciclo da cana-de-açúcar. A carne seca fez e faz parte importante da história e cultural no Brasil.

jabá

A carne seca chama-se “jabá” (do tupi “yaba”, esconder-se), “carne do sertão”, “carne do Ceará” ou “carne do Sul”. Normalmente a carne seca é comercializada em mantas de carne, feita a partir de carne bovina, submetidas ao processo de salga, empilhadas em lugares secos para desidratação e melhor conservação.

carne seca {feminino}
carne seca {f.}

Principais sinônimos de carne-seca: 1 charque.

Significado de Jabá
substantivo masculino Carne salgada e seca ao sol; charque, carne-de-sol, carne-seca. Etimologia (origem da palavra jabá). De origem desconhecida. substantivo masculino Dinheiro que se oferece ao adversário em troca da vitória; jabaculê.

A Carne Seca de traseiro faz parte do músculo posterior, ou seja, uma carne magra que não necessita remoção de gordura. Por isso, tanto a Carne Seca traseiro ou Jerked Beef traseiro devem ser usados em sopas e cozidos.

Pela técnica artesanal, a carne é aberta em mantas finas, de mais ou menos 4 cm, salgadas com sal refinado e deixada para secar por três dias. O resultado é uma carne marrom-acinzentada, avermelhada por dentro, com sabor e aroma característicos do processo de cura.

Em uma panela, cubra a carne seca com água e adicione o sal; Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

O método mais antigo, o jeitinho que nossas avós dessalgavam carne seca, deixando ela descansar por horas. Esse processo deixara sua carne mais macia e suculenta. Mas se preferir um jeito mais rápido, é só seguir para receita abaixo.

Confira as nossas novas instruções de dessalga para todos os produtos da carne seca Vilheto, confira a seguir: 1. Retire o produto da embalagem e coloque em uma vasilha com água (para cada 500 g de produto utilizar 2 litros de água). 2. Troque a água 6 vezes com intervalo de 2 horas entre as trocas.

“A carne-seca é feita em um processo mais industrial e fica um pouco mais salgada que as outras. Não dá para usá-la fresca, mas sim em cozidos e farofas depois de dessalgada. Dá até para saltear e comer com manteiga de garrafa. Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial.