Qual o significado da palavra gueto na Bíblia?

Perguntado por: sgomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

[História] Bairro ou local isolado onde os judeus eram obrigados a viver.

1 judiarias, morros, comunidades, bairros, malocas, musseques.

Cunhado por derivação do italiano giudecca, borghetto ou gietto (ou do alemão gitter ou do hebreu talmúdico get, de etimologia controversa), a palavra "gueto" inicialmente se referia à consignação forçada de judeus a distritos especiais por parte de autoridades políticas e religiosas da cidade.

Gueto (do italiano ghetto) é um bairro ou região de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou qualquer outro grupo minoritário, frequentemente devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas ou sociais.

A Vida nos Guetos A vida nos guetos era insuportável. Havia superpopulação, e várias famílias eram obrigadas a dividir uma mesma residência. Os sistemas de esgoto eram destruídos pelos nazistas, e os dejetos humanos tinham que ser jogados nas ruas juntamente com o lixo. Não havia comida, as pessoas viviam famintas.

(1978) O início da organização do movimento LGBT
Aqui, nos anos 1970, aconteciam reuniões em bares e clubes. Chamados de gueto, os espaços frequentados por gays, lésbicas e travestis eram onde acontecia uma organização inicial de pautas de reivindicações e apoio.

Em 1946, o Congresso Mundial Judeu apontou 5.978.000, sendo 1,5 milhão na URSS. Hilberg estudou toda a papelada administrativa do terror para chegar aos 5,1 milhões, divididos assim: campos de extermínio, mais de 3.000.000 de mortos; fuzilamentos pelos Einsatzgruppen, 1.300.000, e guetos e escassez, 800.000.

Gueto de Varsóvia

O Gueto de Varsóvia foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazista na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

Os guetos eram bairros (normalmente fechados) de uma cidade onde os alemães concentravam a população judaica e a obrigavam a viver em condições miseráveis. Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos somente na Polônia e na União Soviética [havia em outros países] ocupadas pela Alemanha.

Guetos são um espaço homogêneo, onde há só um tipo de população. É uma cidade separada dentro da cidade. As favelas vivem uma relação simbiótica com a cidade, não são totalmente separadas.

gueto {masculino}
ghetto {subst.} Nasci num gueto escocês presbiteriano no Canadá, e desisti do liceu. expand_more I was born in a Scots Presbyterian ghetto in Canada, and dropped out of high school.

Entre 1941 e 1943, havia cerca de 100 grupos judeus agindo como movimentos secretos de resistência. A tentativa mais lembrada, dentre as lutas judaicas pela libertação contra um inimigo muito mais poderoso, foi a corajosa revolta armada ocorrida no gueto de Varsóvia, conhecida como "O Levante do Gueto de Varsóvia".

Criado pelos nazistas em 1940, o Gueto de Varsóvia era um lugar nada agradável, onde judeus de toda a Polônia foram obrigatoriamente confinados. Cercado por muros de tijolos vermelhos, o espaço chegou ter a maior concentração de judeus marginalizados de todo o período da Segunda Guerra.

Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos na Polônia e na União Soviética e consideravam o estabelecimento dos guetos como uma medida provisória de controle e segregação dos judeus enquanto a liderança nazista em Berlim discutia as opções de como concretizar a remoção daquela população.

Nos Centros de Extermínio Quando os trens que traziam os prisioneiros deportados chegavam aos centros de extermínio, os guardas ordenavam que os todos saíssem e formassem uma fila. Em seguida, as vítimas passavam por um processo de seleção. Os homens eram separados das mulheres e das crianças.

Recebia como alimentação apenas pão de manhã e sopa à noite.

Os guetos eram bairros, murados pelos alemães, onde os nazistas forçavam a população judaica a viver em confinamento e em condições miseráveis. Os guetos isolavam os israelitas da população em geral bem como das comunidades judaicas vizinhas.

Continuar lendo O que é gueto gíria?