Qual o significado da palavra Gomorra na Bíblia?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

1. Gomorra. De acordo com contos bíblicos, foi uma cidade destruída por Deus com fogo e enxofre caídos do céu, para punir os atos de imoralidade do povo.

A partir de comparações complexas e filológicas com outros relatos bíblicos do Antigo Testamento, e um trabalho de análise da sexualidade na antiguidade, Thomas Römer chega à conclusão definitiva de que a punição de Sodoma está ligada à violação, à violência sexual, à recusa da justiça e à falta de hospitalidade.

Na Antiguidade, a cidade era dividida em dois distritos principais e ostentava muralhas com uma altura que variava entre cinco e dez metros e tinha uma grossura de sete metros. A construção exigiu milhões de tijolos e certamente foi erguida pelo trabalho árduo de incontáveis operários.

MONTE SODOMA, Israel (Reuters) - Pesquisadores israelenses afirmaram ter descoberto a maior caverna de sal do mundo perto do local árido em que, segundo a Bíblia, a mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal.

Ayla vira estátua de sal ao olhar para Sodoma sendo destruída - Gênesis.

Desesperada, a família de Ló deixa Sodoma após o conselho dos anjos. Durante a fuga, Ayla descumpre a ordem de não olhar para trás e vira estátua de sal.

1. Tornar(-se) semelhante a uma mulher. 2. Fazer perder ou perder as características masculinas, assumindo outras mais associadas ao sexo feminino.

Ao invés de permitir que ela preservasse a estimada memória de Sodoma num novo lugar, Deus a preservou como uma estátua de sal. Ela tornou-se num memorial da preservação do mal, um aviso a todos os que a possam vê-la rigidamente preservada num meio olhar de desejo.

Sodoma

Quando tentaram forçar a entrada, foram cegos pelos anjos. Estes revelaram a Lot a iminente destruição da cidade e disseram-lhe que saisse de Sodoma, levasse a mulher e as duas filhas e que nenhum deles olhasse para trás durante a fuga. A mulher de Lot não obedeceu e ficou transformada numa estátua de sal.

Gênesis 19:26-29 NTLH
E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e foi até o lugar onde havia falado com Deus, o SENHOR.

Ayla (Elisa Pinheiro) desobedece as ordens de Deus, olha para trás e é castigada em Gênesis. A ganância de Ayla (Elisa Pinheiro) será sua perdição em meio à destruição de Sodoma em Gênesis.

Ele chegará a oferecer as próprias filhas para evitar que os anjos sejam estuprados pelos sodomitas na novela bíblica da Record. Os seres angelicais serão enviados por Jesus (Dudu Azevedo) até o reino de Bera (Charles Paraventi) para confirmar se os rumores sobre a cidade do pecado são verdadeiros.

As filhas de Ló percebem a tristeza do pai após ter ficado sem a companhia de Ayla e perdido tudo na destruição de Sodoma. Paltith teme não conseguir se casar nunca mais e procriar, e sugere que ela e a irmã, Tamires, embebedem o próprio pai e se deitem com ele.

Obediente, Abraão atendeu ao chamado e dirigiu-se a Canaã. Levou consigo sua mulher, seu sobrinho Ló, filho de Arã, os outros parentes e todos os bens que possuía.

Importante notar que se Ló tivesse dado atenção, e consultado a Deus sobre que caminho deveria seguir, talvez não tivesse ido a Sodoma. Aprendemos com a história de Ló, ainda que de forma negativa, como é importante confiar nas mãos do Senhor as nossas ações, pois Ele sempre saberá o que é melhor para nós.

Gênesis 13:1–18—Abraão e dividem a terra. Gênesis 14:8–16— é levado cativo e Abraão o resgata. Gênesis 18:16–33—Abraão pede ao Senhor que poupe as pessoas justas de Sodoma e Gomorra. Gênesis 19:1, 12–17, 24–29— recebe anjos em sua casa e sua família é poupada da destruição.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Em 1 Co 6:9, malakoi é geralmente traduzido como “efeminados”. No entanto, muitos estudiosos argumentam que o termo se refere aos meninos que se prostituíam nos tempos antigos. Se isso é verdade, teremos, então, a junção de malakoi e arsenokoitai, respectivamente os participantes passivos e ativos na prática pedófila.

"No caso dos Evangelhos, não se contesta [a autoria], pelo menos nos estudos recentes. Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Veja a última frase da Bíblia. Apc 22:21 – “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém”.