Qual o significado da palavra genocídio E o que foi o genocídio armênio principais eventos características período em que aconteceu )?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O genocídio armênio foi uma campanha sistemática do governo do Império Otomano (atual Turquia) de assassinatos, deportações e violências diversas cometidas contra o povo armênio no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) e posteriormente, durante a década de 1920 (mais precisamente de 1920 a 1923).

O FIM DO MASSACRE ARMÊNIO
A invasão foi finalmente repelida na batalha de Sadarabad, em 1918. Após essa vitória, líderes do país declararam o estabelecimento da República Independente da Armênia. A Primeira Guerra Mundial terminou no mesmo ano com a derrota da Alemanha e dos poderes centrais, incluindo a Turquia.

Genocídio é a eliminação sistemática e intencional de um grupo por meios ativos (aplicação de forças que resultem na morte) ou passivos (negligência e negativa de prestação de assistência). Em geral, os grupos vítimas de genocídios apresentam indivíduos com ligações étnico-raciais, de nacionalidade e religiosas.

Natural, habitante ou cidadão da Arménia .

Massacre de armênios: o que foi
O Império Otomano é acusado de ter cometido genocídio contra o povo armênio a partir de 1915, com matanças e deportações em massa de integrantes dessa população que viviam no leste da região da Anatólia — região correspondente hoje às fronteiras da Turquia com os países do Cáucaso.

Como represália, o Sultão turco-otomano Abdulhamid II organizou o primeiro genocídio armênio realizado entre os anos de 1894 e 1896, resultando na morte estimada de 300 mil armênios (COHAN, 2005).

Mas a maioria das estimativas – incluindo uma de 800 mil entre 1915 e 1918, feita pelas próprias autoridades otomanas – fica entre 600 mil e 1,5 milhão de mortes. Seja devido a assassinatos ou deportações forçadas, o número de armênios que viviam na Turquia caiu de 2 milhões, em 1914, para menos de 400 mil em 1922.

Modernas teorias admitem a origem dos armênios como oriundos dos Bálcãs, parte das tribos trácio-frígias, que atravessaram o Helesponto no século XVIII a.C. e se instalaram na Ásia Menor. Entraram em contacto com os hititas, guerrearam com eles e foram vencidos pelos cimérios, procedentes das margens do mar Negro.

Hoje, a comunidade armênia no Brasil é estimada em 100 mil pessoas, e a maioria vive em São Paulo.

A adoção do cristianismo como religião oficial do Estado armênio, porém, teve outro impacto além de representar a redenção do rei: ela serviu como forma de unificar a população armênia, criando um diacrítico cultural em relação aos grupos da região.

Os países têm um histórico de conflito. Em 1915, a Turquia promoveu um massacre contra a população da Armênia. Já em 1920, as nações entraram em guerra e o conflito durou alguns meses.

Em 15 de setembro de 2022, às 12h20, o secretário do Conselho de Segurança da Armênia anunciou um acordo de cessar-fogo entre a Armênia e o Azerbaijão. Enquanto isso, a situação em Artsakh também está longe da paz. Em 11 de outubro de 2021, um civil armênio foi morto por atiradores do Azerbaijão na cidade de Martakert.

Na época, os armênios ainda pagavam impostos especiais para os turcos simplesmente por serem cristãos. Em resposta às exigências, foram brutalmente perseguidos. Estima-se que mais de 100 mil habitantes tenham sido massacrados neste massacre entre 1894 e 1896, antes do genocídio.

O assassinato e provocação de danos à integridade física ou mental de membros do grupo; A imposição de condições de vida que possam causar sua destruição física e mental ou que impeçam a reprodução física de membros do grupo; A transferência à força de crianças de um grupo para outro.

O mais conhecido genocídio da história ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que mais de seis milhões de judeus, homossexuais, ciganos, negros, "comunistas" e eslavos tenham sido sistematicamente assassinados em campos de concentração. Todavia, ele não foi o primeiro.

Mao Tsé-tung

Conheça a seguir os 5 genocídios com o maior número de mortes da história: O Holocausto Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas Período: 1941 a 1945 Durante a atuação alemã na ... Foi Mao Tsé-tung, responsável pela morte de 77 milhões de chineses.

Armênia

O Armênio é o idioma oficial e a língua mais falada na Armênia. Entretanto, a maior parte da população fala também uma segunda língua, em especial o russo e o inglês.

As maiores comunidades arménias fora da Arménia se encontram na Rússia, França, Irão, Estados Unidos, Brasil, Geórgia, Síria, Líbano, Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Canadá, Chipre, Ucrânia e Israel. De 40 a 70 mil arménios ainda vivem na Turquia (a maioria perto de Istambul).

A primeira invasão turca na Armênia ocorreu no século 21. A partir de então, a nação ficou sob o domínio do poderoso Império Turco-otomano. No entanto, nos anos 1800, os exércitos turcos começaram a perder força e a sofrer constantes derrotas para os europeus.