Qual o significado da palavra fundamento na Bíblia?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Na bíblia sagrada, surge em alguns momentos o uso do termo “fundamentos” com o sentido de base ou a estrutura da Terra. O termo é ainda usado para se referir as bases de construções e também é usado em sentido figurativo com o sentido de base ou mesmo de alicerce.

Saiba mais sobre o significado de fé na Bíblia. Na frase: “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”, a expressão “firme fundamento” traduz um termo grego que significa literalmente “servir de escora” ou “sustentar”. Esse termo também pode ser traduzido como “certeza” ou “confiança”.

substantivo masculino plural Fundamentos. A reunião dos conhecimentos ou daquilo que sustenta uma teoria, um sistema, uma religião. Etimologia (origem da palavra fundamento). Do latim fundamentum.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

Em Os fundamentos da oração, E. M. Bounds afirma que a oração requer o homem por completo, e que ela o afeta com seus resultados de graça. Da mesma forma que toda natureza do homem entra em oração, tudo que pertence ao homem é beneficiado por ela.

Obedecer Fielmente. É essencial que obedeçamos fielmente aos mandamentos de Deus para recebermos o Espírito Santo. Essa verdade nos é lembrada todas as semanas quando ouvimos as orações sacramentais e partilhamos dignamente do pão e da água.

O Senhor está derrubando todos os fundamentos em que os homens tanto confiaram. Os Salmos falam sobre isso: “Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?” (Salmos 11:3).

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus.

Ser firme na fé significa que a nossa vida está profundamente enraizada no solo do evangelho, que guardamos os mandamentos, que servimos humildemente ao nosso próximo e que guardamos os nossos convênios.

Em 1 Coríntios 15:58, Deus nos ensina a sermos "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor", sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Mas o que é ser firme, constante e abundante? Ser firme é fazer o seu trabalho sem se importar com os comentários dos outros.

1 razão, causa, motivo, justificativa, parâmetro, critério, considerando, lógica.

fundamento

  • Base principal.
  • Prova.
  • Causa.
  • Motivo.
  • Fundação.
  • Alicerce.

1 noções, bases, princípios, rudimentos, preliminares, elementos, abc, á-bê-cê. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Razões: 2 razões, causas, motivos, justificativas, parâmetros, critérios, considerandos, lógica.

39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 aDestes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Jesus quer apenas comunicar o que viu de Deus. Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

A nossa fé tende a enfraquecer quando somos autossuficientes. Quando começamos a achar que as coisas vão funcionar pela nossa própria força, deixando de depender de Deus. Também, quando nos cansamos de esperar pela providência de Deus e fazemos da nossa maneira.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.

“Durante a oração, há um aumento das beta-endorfinas cerebrais, o que pode contribuir para a sensação de bem-estar e analgesia”, destaca o psiquiatra. “Também pode-se ter efetiva interferência nos parâmetros cardiovasculares, como a pressão arterial, a qualidade do sono e o estado de humor”, cita.

Termos essenciais da oração: sujeito e o predicado da oração; Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.