Qual o significado da palavra estigma social?

Perguntado por: earruda3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O estigma social no contexto da saúde é a associação negativa entre uma pessoa ou grupo de pessoas que compartilha certas características ou uma doença específica.

Goffman classifica três tipos de estigmas: as abominações do corpo (deformidades físicas); as culpas de caráter individual (vontade fraca, desonestidade e etc) e estigmas tribais de raça, nação e religião.

Significado de Estigmatizado
adjetivo [Figurado] Qualificado de modo negativo; rotulado. [Figurado] Que foi acusado ou condenado moral ou publicamente.

O estigma é uma marca que exclui uma pessoa das demais e que diminui o seu valor no grupo social ao qual ela pertence. Também se refere à atitude e os comportamentos negativos em relação às pessoas com problemas por consumo de substâncias e de saúde mental.

Os preconceitos estigmatizantes são fruto da ignorância e de uma consciência social moralmente negativa. São ainda importantes os obstáculos que os doentes que sofrem ou sofreram de doenças mentais têm de desafiar e ultrapassar, no seu caminho para uma recuperação.

1 descrédito, desdouro, desonra, infâmia, labéu, mácula, mancha, mascarra, nódoa.

A estigmatização produz desigualdade social, perda de direitos e cidadania e seus efeitos negativos referem-se aos prejuízos do trabalho e, consequentemente, ao ganho financeiro, à habitação, à saúde e aos laços sociais 3. Estigma associado ao transtorno mental: uma breve reflexão sobre suas consequências.

O indivíduo estigmatizado não tem espaço nem voz, papéis a exercer, funções a executar, não pode ser sujeito da ação, tornando-se uma pessoa sem valor nas relações sociais (Goffman, 1982).

O estigma conduz à discriminação negativa do indivíduo com transtorno mental e, consequentemente, a prejuízos e desvantagens como reveses frequentes, serviços de saúde ruins e dificuldade de acesso a cuidados.

A estigmatização produz desigualdade social, perda de direitos e cidadania e seus efeitos negativos referem-se aos prejuízos do trabalho e, consequentemente, ao ganho financeiro, à habitação, à saúde e aos laços sociais 3. Estigma associado ao transtorno mental: uma breve reflexão sobre suas consequências.

O termo estigma, portanto, será usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, mas o que é preciso, na realidade, é uma linguagem de relações e não de atributos. Um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem, portanto ele não é, em si mesmo, nem horroroso nem desonroso.

figurado perceção negativa associada a certo comportamento, característica, grupo, etc.

Os estigmas sociais têm como resultado direto a internalização por parte do sujeito dos estereótipos atribuídos a ele, ou seja, ao ter consciência da realidade vivenciada, ele tende a concordar e reproduzir tais concepções, prejudicando sua qualidade de vida e relações sociais (NASCIMENTO; LEÃO, 2019).

As feridas nos pés, mãos, testa e lados do corpo são famosas por serem sobrenaturais: elas transpiram de acordo com o ciclo litúrgico da Paixão de Cristo para cicatrizarem instantaneamente ou então persistirem, na ausência de supuração e de putrefação.

Neste sentido, o preconceito é um juízo preconcebido, manifestado através de uma atitude de discriminação perante pessoas, lugares ou tradições. É indicador de desconhecimento e atribui uma conotação pejorativa ao que lhe é diferente (3). O estigma afeta de diferentes formas a pessoa ou grupo sobre o qual recai.