Qual o significado da palavra eletivas?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Definem-se como disciplinas eletivas as disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses (art. 2º da Res. 57/2000).

As eletivas — inclusive as oferecidas às escolas pelo Programa Pleno — visam a desempenhar um papel essencial na formação e no desenvolvimento dos jovens por meio da complementação do ensino. Elas efetivam saberes que vão muito além do currículo tradicional básico.

O foco da eletiva é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre si e o outro, a partir de características culturais de dois povos (indígena e africano) que contribuíram para formação do povo brasileiro.

As eletivas devem ser planejadas de modo a culminar com a realização de um produto ou evento a ser apresentado para toda a escola. Tendo em vista o incentivo à convivência e à troca de experiências, as Eletivas têm por princípio a integração de estudantes dos diversos anos/séries.

Nesse sentido, na hora de criar as disciplinas eletivas, é altamente recomendado acrescentar no seu planejamento ferramentas e conceitos tecnológicos que estejam presentes na vida dos estudantes, agreguem praticidade e incentivem a sua criatividade.

As disciplinas eletivas do novo ensino médio, são um dos elementos que compõem os itinerários formativos. Ou seja, dentro das disciplinas personalizadas, o estudante ainda poderá escolher outros elementos que melhor se alinhem às suas necessidades, expectativas e desejos acadêmicos e sociais.

Sim. A disciplina eletiva pode reprovar o aluno seja por falta ou por nota.

As eletivas oferecem oportunidade de discutir temas atualíssimos e também dão aos discentes oportunidades de criar – seja criação artística, científica, elaboração e realização de projetos sociais, etc. Obs.: As disciplinas ou módulos Eletivas de Formação Cidadã são obrigatórias.

ELETIVAS: As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada da Matriz Curricular das escolas do Programa Ensino Integral e têm como objetivo promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas da Base Nacional Comum.

Mas a principal diferença entre os itinerários formativos e as eletivas está na duração. O primeiro guia o percurso do estudante durante o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio. Já as eletivas têm carga horária menor, apresentando uma nova opção de escolha a cada seis meses.

As Eletivas possibilitam a ampliação, o aprofundamento e o enriquecimento do repertório de conhecimentos dos estudantes, além de dar oportunidade à experimentação e à diversificação do currículo. As aulas são preparadas para que o estudante possa interagir com o conteúdo de forma ativa e participativa.

As disciplinas obrigatórias são imprescindíveis para a formação, enquanto que as eletivas são obrigatórias porém podem ser escolhidas pelo aluno entre uma ampla opção; as únicas disciplinas que não são obrigatórias são as optativas, mas o aluno pode cursá-las como forma de ampliar seus conhecimentos.

As habilidades a serem desenvolvidas na eletiva são os quatro pilares (aprender a fazer; conviver; conhecer; ser); desenvolver o protagonismo autêntico nos estudantes além dos três eixos; excelência acadêmica, competência para o século XXI e formação de valores.

Geralmente, as disciplinas eletivas são mais curtas, com duração de apenas um semestre. Enquanto as disciplinas obrigatórias, o projeto de vida e os itinerários formativos acompanharão o aluno por toda a jornada do Ensino Médio.

O que é o Novo Ensino Médio 2023? Implementado em 2022, o Novo Ensino Médio representa uma reformulação significativa na educação brasileira, trazendo uma visão contemporânea e voltada para o futuro para os alunos de ensino médio.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

São quatro os pilares da eletiva “De bem com a vida”: aprender a ser, a conhecer, a conviver e a fazer.

Eletivas é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversi- ficação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área de conhecimento do Currículo Paulista.

Já as disciplinas eletivas, o aluno pode escolher qual delas cursar, porém existe um número mínimo de créditos que precisa cumprir.

3 - As aulas de ELETIVAS podem ser atribuídas para um mesmo docente até no máximo a metade da quantidade de turmas de Eletivas que a escola possui no mesmo turno, desde que seja garantida a possibilidade de escolha por parte dos alunos em turmas de mesmo ano/série ou ano/série próximo (podem ser reenturmados: 6º com 7º ...

As premissas do Programa de Ensino Integral: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade devem ser articuladas ao modelo de gestão.