Qual o significado da palavra eis a questão?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Diante de todos os acontecimentos, Hamlet se pergunta: “Ser ou não, eis a questão. ” Em outras palavras significa: Continuar existindo ou acabar com a vida?

“A loucura dos grandes deve ser vigiada.” “A quem não precisa nunca falta um amigo./ Mas quem, precisado, prova um falso amigo/ Descobre, oculto nele, um inimigo antigo.” “O discurso patife dorme no ouvido idiota.” “Um homem pode pescar com o verme que comeu o rei e comer o peixe que comeu o verme.”

Olá! Se analisarmos a frase em questão ("entre ser ou nao ser eu sou''), percebemos que há uma referência à famosa frase de uma obra de Shakespeare: "ser ou não ser, eis a questão!". Há um embate entre o que o sujeito pode fazer e o que não pode fazer, como ele pode realizar-se no mundo ou não.

Nessa altura da história, Hamlet já estava apaixonado por Ophelia, filha do braço direito do Rei Cláudio, Polônio. Este, acaba suspeitando de que Hamlet estava ficando louco por conta de um amor mal-resolvido por sua filha.

A personagem Ophelia era uma jovem rodeada por dúvidas existenciais vivendo a expectativa do casamento com o príncipe Hamlet. Este cria uma repulsa pelo ser feminino após se decepcionar com a atitude de sua mãe que casa com seu tio, após a morte de seu pai. Hamlet nega o amor de Ophelia e ela vem à loucura.

Epicteto

“Se o problema possui solução, não devemos nos preocupar com ele, e se não possui solução, de nada adianta nos preocuparmos”, célebre frase do filósofo Epicteto.

Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes?

Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos. Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa? As palavras sem afeto nunca chegarão aos ouvidos de Deus.

Só sei que nada sei

Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. Alguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego.

Amor é um marco eterno, dominante, Que encara a tempestade com bravura; É astro que norteia a vela errante, Cujo valor se ignora, lá na altura.

Assim, obcecado por uma desforra ditada por um espectro, na forma imaginária do pai assassinado, Hamlet fingiu-se de alucinado, dizendo-se “não estou louco de verdade, estou louco por astúcia[8]”; o fingimento da loucura fazia parte do plano para vingar a morte do pai.

Além disso, Hamlet é apaixonado por Ofélia e vice-versa. Ela é filha de Polônio e irmã de Laertes. Polônio era braço direito de Cláudio e nunca incentivou o casal, pois acreditava haver incompatibilidade por Hamlet ser herdeiro do reinado e Ofélia ser uma simples filha de conselheiro.

Ofélia

Pobre Hamlet, ele gostava de Ofélia, conforme suas próprias palavras: “Eu amava Ofélia.

"O ser é e o não-ser não é." (Parmênides de Eleia) Nesta frase famosa e enigmática, Parmênides (530 a.C.-460 a.C.) afirma que, ao contrário do pensamento de Tales e Heráclito, o movimento e a transformação são apenas ilusórios.

1. A não ser. Expressão empregada para sugerir uma única alternativa para determinado problema. Eu não tenho mais vagas, a não ser que alguém desista.

Ser ou não ser, eis a questão

“Ser ou não ser, eis a questão” é a mais famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça de Shakespeare. Existir ou não existir, em última instância, viver ou morrer.

O termo hamlet, da língua inglesa, pode ser traduzido para o português como: aldeia, aldeola, aldeota ou vilarejo.

Laerte

Laerte, irmão de Ofélia, desafia Hamlet para um duelo. Cláudio conspira com Laerte, envenenando a ponta de sua espada e também uma taça de vinho, procurando garantir o fim do sobrinho. Ao final desse trágico duelo, morrem Laerte, Hamlet, Cláudio e Gertrude.

Ophelia: Significa “ajuda, socorro”, “ela ajuda”, “ela socorre”. Ophelia tem origem a partir do grego Ophéleis que significa literalmente “ajuda, socorro”. Por extensão, carrega o sentido de “ela ajuda”, “ela socorre”. Trata-se de um nome antigo que terá surgido no século XVI na Inglaterra.