Qual o significado da palavra dízimo no original?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele.

No que se refere ao dízimo, o Senhor nos disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a ...

Em Gênesis 14:20 vemos a primeira menção ao dízimo, na Bíblia. O fato de Abraão dar o dízimo ao sacerdote Melquisedeque nos mostra que isto já era uma prática conhecida, bem antiga, antes mesmo da existência dos Levitas, ministros religiosos que eram mantidos com o dízimo (Números 18:24 e 26).

Nota para o professor
Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que previa o pagamento de 10% dos rendimentos dos fiéis aos necessitados.

Significado de Dízima
substantivo feminino Matemática Cálculo dos decimais; fração decimal resultante de uma fração ordinária. Dízima periódica, número decimal em que depois da vírgula há algarismos que se repetem na mesma ordem, infinitamente.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Ao pagar o dízimo, demonstramos gratidão por tudo o que Deus nos deu e Lhe devolvemos parte do que recebemos. O dízimo é usado para construir templos e capelas, traduzir e publicar as escrituras, fazer o trabalho missionário e de história da família e outras maneiras de edificar o reino de Deus na Terra.

A mais longa discussão sobre o dízimo no Novo Testamento está registrada em Hebreus 7:1-10. “O fato de que Abraão devolveu seu dízimo a Melquisedeque é tomado como evidência clara da superioridade do sacerdócio de Melquisedeque sobre o de Aarão. A passagem pressupõe que dizimar é uma prática divinamente ordenada.

Vamos a exemplos no Velho Testamento: “Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor” (Números 27: 30); e “No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor” (Números 27: 32 ...

Contribuição que a Igreja católica exigia dos fiéis, e que consistia na décima parte dos frutos que colhiam.

2 reduzir, desbaratar, desfalcar, diminuir, dissipar, exaurir, gastar, rarear. Exterminar: 3 aniquilar, abater, assassinar, ceifar, eliminar, exterminar, extinguir, matar.

Existem dois tipos de dízimas periódicas, as simples, quando existe somente o período na parte decimal, e as compostas, quando a sua parte decimal tem período e o antiperíodo.

DÍZIMO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO
Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

O pagamento do dízimo traz grandes bênçãos, principalmente ao nos ajudar a reconhecer melhor a mão do Senhor em nossa vida. O Senhor nos deu o mandamento de pagar o dízimo.

Com o dízimo aprendemos a devolver a Deus um pouco do que Dele recebemos! Devolver o dízimo é aprender a amar a Deus e ao outro: a Deus porque devolvemos a Ele um pouco do muito que Ele que nos dá, e ao outro porque partilhamos com a comunidade os bens que possuímos.

As quatro dimensões do dízimo
“O dízimo é uma semente que lançamos no chão de nossas paróquias e que se transformarão em frutos preciosos, atingindo as quatro dimensões: eclesial, religiosa, missionária e caritativa, ou seja, as obras de manutenção e de evangelização da nossa igreja”, salienta o diácono Celso.

Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.

O catolicismo não estipula valor ou porcentagem para a devolução do dízimo. Muitos, em busca de fundamentar que o dízimo deve ser de 10%, recorrem à passagem do Antigo Testamento que diz: “o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que teu campo produzir cada ano” (Dt 14,22).