Qual o significado da palavra discípulo na Bíblia?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A palavra discípulo deriva do latim discípulus, sendo que no primeiro século depois de Cristo, transmitia a ideia de aluno ou aprendiz. Essa palavra está estreitamente relacionada à ideia de “disciplina”. Ela implica na exigência de que se renuncie a tudo.

Etimologia (origem da palavra discípulo). Do latim discipulus.

Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo estão dispostos a se destacar, a defender o evangelho e a ser diferentes das pessoas do mundo. Eles são destemidos, devotados e corajosos.” — Russell M. Nelson, “Invocando o Poder de Jesus Cristo em Nossa Vida”, p. 41.

Hoje, ser discípulo de Jesus é ter a coragem de desalojar-se do cotidiano de nossas certezas e vaidades para colocar-se inteiramente nas mãos de DEUS procurando realizar a Sua vontade.

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.

São elas: “Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses”. Jesus jamais fez distinção entre homens e mulheres.

O discípulo é responsável por ouvir uma mensagem espiritual que edifica e forma sua fé (Romanos 10.17). Discípulos também são responsáveis por instruir outros discípulos — alguns são designados para o ministério da Palavra de Deus (Efésios 4.11, 12), e todos são chamados a exercer a instrução mútua (Colossenses 3.16).

O objetivo do discipulado bíblico é levar as pessoas a conhecerem a salvação que está em Jesus Cristo e, a partir daí, essas pessoas também serem discípulas e seguidoras do Senhor Jesus. No ditado popular é “ovelha gerando ovelha”.

Humilde, pescador deixou sua mulher e família para seguir Jesus Cristo. Dia de São Paulo, o santo da conversão, também é comemorado neste domingo.

Os Doze Considerados Individualmente. Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

O termo discípulo aparece 260 vezes no Novo Testamento.

O próprio Jesus nos orientou em relação ao discipulado quando disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês.

Ele ama as pessoas simples que passam a ter e aprofundam a fé, sem condições. Tais pessoas se apegam à sua Palavra. Aderem a ele, rompendo com o passado e começando uma vida nova.

E ensinou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15; ver também versículos 21, 23). Afirmou que o cumprimento de Seus mandamentos exige que Seus seguidores deixem para trás o que Ele chamou de “o que entre os homens é elevado” (Lucas 16:15) e “a tradição dos homens” (Marcos 7:8; ver também versículo 13).