Qual o significado da palavra Dai-me?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A expressão “dai-me” é uma conjugação do verbo “dar” na segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo. Essa forma verbal é utilizada para expressar um pedido ou uma ordem direcionada a um grupo de pessoas, solicitando que elas entreguem algo.

Dai-me Paciência, Senhor! Dai-me Paciência, Senhor!

A forma [dai-me]é [segunda pessoa plural do imperativo de dar] .

ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição. Exemplos: José me ofereceu uma carona.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

De modo geral, é assim que saberemos quando usar me ou mim: O “me” está sempre acompanhado de um verbo e essa é a principal característica que o diferencia do “mim”. Já o “mim” está sempre acompanhado de uma preposição em vez de um verbo, aparecendo ao final das frases.

"SENHOR, DAI-ME A SABEDORIA"

Salmos 40 Ouvir
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

  1. sinónimos. eupatia, firmeza, longanimidade, obstinação, perseverança, persistência, pertinácia, resignação, tenacidade.
  2. antónimos. afastamento, cessação, desistência, impaciência, renúncia.
  3. palavras que rimam. ...
  4. veja também.

Dai-nos Força Senhor.

I love you [exemplo]
eu te amo [ex.] I love you. expand_more Eu te amo.

Afinal, para dizer 'eu te amo' em inglês basta dizer 'I love you'.

Cartão #257052
Qual a função do pronome “me” na frase: (Deixe-me falar). função de sujeito.

A forma [enviar-me]pode ser [infinitivo de enviar] , [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de enviar] , [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de enviar] , [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de enviar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de enviar] .

A forma [fez-me]pode ser [masculino singular de fez] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de fazer] .

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.