Qual o significado da palavra cisterna na Bíblia?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A cisterna era um reservatório de águas das chuvas, e era muito prática, uma vez que, pelo fato de armazenar água, ela evitava o esforço da caminhada diária em busca de uma fonte. Temos muitos exemplos bíblicos de pessoas indo a poços ou fontes (às vezes bem distantes) para buscar água.

A cisterna onde José fora jogado era profunda e escura, mas ele não se deixou intimidar por aquelas trevas, e manteve acesa a luz em seu espírito e em seu coração. Ao estudarmos a vida de José, veremos que as lutas têm prazo para começar e para terminar. José não ficaria para sempre dentro daquela cisterna.

O livro de Jeremias apresenta-nos três revelações divinas: o manancial de águas vivas, que se refere ao suprimento inesgotável de Deus Pai; o Renovo de justiça, que é Cristo, e a nova aliança, que é o acordo que Deus fez com Seu povo mediante o Espírito.

Também chamado de cisterna, esse sistema consiste em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva. É um equipamento economicamente sustentável e seguro utilizado para o reaproveitamento da água no uso doméstico.

Os governantes lançam Jeremias em uma cisterna lamacenta — Ele é libertado por Ebede-Meleque, um etíope, e colocado no átrio da guarda — Jeremias aconselha Zedequias a respeito da guerra.

Ao usar uma cisterna para coletar a água da chuva, é possível limpar o quintal, regar plantas ou dar descarga sem utilizar o precioso recurso que é a água potável.

Cisterna é um reservatório que serve para captar, armazenar e conservar principalmente a água da chuva.

É um utensílio que possibilita economia de até 50% no valor da conta, já que viabiliza o aproveitamento tanto da água da chuva quanto da água cinza – um tipo de água de reuso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro.

Então o copeiro espremeu as uvas daquela videira na taça de Faraó e a entregou ao governante do Egito. Diante desse relato, José comunicou que o significado daquele sonho indicava que dentro de três dias o copeiro seria restabelecido ao seu cargo de confiança diante de Faraó.

Algum tempo depois, Rúben voltou para tirar José da cisterna. Quando descobriu que seu irmão não estava lá, rasgou as roupas. Voltou a seus irmãos e lamentou-se: “O menino sumiu!

O rapaz ficou mais de 2 anos na prisão, no entanto, não é possível saber quanto tempo no total ele ficou no cárcere. Na Bíblia, é revelado que José do Egito continuou preso durante dois anos depois que ele interpretou o sonho do padeiro, que morreu, e do copeiro, que voltou ao seu cargo junto ao faraó.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Da mesma maneira, ele fala da necessidade da sua alma pela presença de Deus. Sede de Deus é algo tão forte e intenso que nada mais importa. Não importa a situação que estamos vivendo, se temos sofrido ou passado por problemas, o que mais importa é ter um relacionamento íntimo com o amado das nossas almas.

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

Uma cisterna consiste em um reservatório que pode captar e/ou armazenar água, podem ser instaladas em todos os tipos de edifícios: casas, apartamentos e condomínios. Podendo armazenar água potável, proveniente da chuva ou de reuso, tendo capacidades variadas de mil litros a 16 mil litros.