Qual o significado da palavra buxo e Bucho?

Perguntado por: gassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Com a sílaba final “xo”, a palavra “buxo” significa “arbusto ou árvore pequena”. Já com a sílaba final “cho”, o vocábulo “bucho” refere-se ao “estômago de mamíferos e peixes”.

Cientificamente chamada de Buxus sempervirens, a planta é muito usada para decorar canteiros e jardins. Versátil, o buxinho é um arbusto lenhoso que pode chegar a 5 metros de altura. Mas, provavelmente, você deve ter se deparado com essa planta em uma versão menor e arredondada, enfeitando canteiros e jardins.

O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, diz, sobre a palavra bucho, que «este vocábulo no sentido de "estômago", como no de "músculo da coxa e do braço", provém do latim musculum (Aliás musculus.

Órgão humano. Faz parte do sistema digestivo, localiza-se precisamente entre o esôfago e o duodeno, e logo acima do intestino. Sua função é pré-digerir e esterilizar os alimentos, para logo seguirem para o intestino.

Bucho Cheio ou Encher o bucho
Atualmente significando estar bem alimentado, de barriga cheia, na época significavam a obrigação que os escravos que trabalhavam nas minas de ouro possuíam de preencher com ouro um buraco na parede, conhecido como “bucho”, para só então receber sua tigela de comida.

Esta é sua promessa: 'Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço … e te sustento com a destra da minha justiça'”. Nos versículos 11 até 16, Isaías proclama que Israel seria suportada pelo Senhor e dominaria seus inimigos.

O povo de Noé zombou dele e chamou-o de louco. Ninguém lhe deu ouvidos. Suas advertências foram consideradas irracionais. Nada do gênero jamais ocorrera antes; nunca se tivera notícia de que um Dilúvio pudesse cobrir a Terra.

“Bucho cheio” ou “Encher o bucho” – Essas expressões eram usadas tanto pelos escravos quanto por seus exploradores, evidentemente que com outra conotação da que se usa hoje. Atualmente, significa estar bem alimentado, de barriga cheia.

No Brasil, é conhecida por dobradinha, bucho ou tripa. É um guisado de estômago de boi, vaca ou vitela, cortado em pedacinhos.

O ESTÔMAGO DO BOI, TAMBÉM chamado de tripa, é o principal ingrediente da dobradinha, prato de origem portuguesa feito com feijões brancos, temperos e acompanhamentos como costelinha suína e linguiça, ao gosto de cada um.

Veja qual é o tipo de carne
Bucho verde: ele vem completamente sujo, normalmente é vendido em mercados orgânicos. Você terá bem mais trabalho ao limpá-lo e prepará-lo para sua receita. Bucho limpo: ele já vem lavado, mas sem ser desinfetado. Sua cor é mais clara e ele é mais fácil de limpar que o bucho verde.

O bucho bovino é composto principalmente pelas duas primeiras porções do estômago do animal, conhecidas pelo nome de rúmen e retículo. Ele serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir em sua composição outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio.

Bucho: Nome frequentemente dado ao estômago de um animal, possuindo como sinônimos os substantivos abdômen, ventre, barriga.

O que é Buchinho de lôbó:
Mulher magra porém barriguda.

1. Bucho quebrado. Expressão regional usada para se referir a alguém que tem a barriga grande e o resto do corpo mais fino ou menor. Ter o bucho quebrado é como se o estômago estivesse alterado crescendo desordenadamente.

Ela significa algo sem valor, medíocre, desimportante.

Diz-se da pessoa que tem o hábito de falar muito. Atribui-se a origem do termo a certa mulher, da raça negra, que, quando fervia o leite, ao vê-lo "aumentar" dentro da panela, repetia sem parar "Deus te aumente!

Hoje, 'meia-boca' é adjetivo, mas a palavra nasceu da expressão 'à meia boca', vinda do italiano 'a mezza bocca' (século XVII), que significa 'fala tímida, mal articulada ou reservada'. Quem fala algo com orgulho, em alto e bom som, fala “com a boca cheia”.

"Abrirei rios em lugares altos..."
E essa promessa fala da experiência da salvação, do maior milagre que Deus pode operar. Muitas vezes, há vidas que oramos e não vemos uma reação, uma resposta, um sinal e podemos até pensar que o Senhor não vai salvar.

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

“Apresentem sua defesa pelos seus deuses”, diz o Eterno. “Tragam evidências”, diz o Rei de Jacó. “Tomem posição em favor dos seus ídolos, apresentem argumentos, enumerem razões. Exponham os fatos diante de nós, Para que possamos analisá-los por nós mesmos.

Continuar lendo O que é o bucho virado?