Qual o significado da palavra axé Babá?

Perguntado por: aagostinho7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.

Esse termo é originário da língua iorubá e significa o “poder” ou a “força” que cada ser dispõe. E é comum ainda que muitos usem-no como uma saudação, quando querem desejar que uma pessoa tenha um dia positivo e com energias boas, por exemplo: “desejo muito axé para você”.

Na capoeira, "axé" representa força, ânimo e energia. Uma roda de capoeira cheia de axé é uma roda animada e alegre. Como a maior parte dos praticantes da capoeira da atualidade não é adepta do candomblé, a palavra, no contexto da capoeira, perdeu o âmbito sobrenatural e místico que tem no candomblé.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Gratidão Ogum, por me manter firme e forte diante dos obstáculos. Quem tem Iemanjá como mãe tem um oceano de proteção. Saravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer.

Axé pra quem é do axé, amém para quem é do amém!!

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.

A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.

Muito famosa e bastante reconhecida pelos quiosques em Porto Seguro na Bahia e cantado por diversas figuras famosas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Banda Eva, Chiclete com Banana e muitos outros, o Axé faz você dançar com muito entusiasmo e alegria que a própria música traz, além de se divertir com as letras e ...

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.

A saudação é amplamente utilizada nas religiões afro-brasileiras, nomeadamente na umbanda, na qual tem o significado "salve!" ou "viva!

Saudação: "Ogunhê". Cores: azul-escuro, vermelho e preto. Em uma terça-feira, após limpar as contas, monte sua guia e coloque-a para secar ao ar livre.