Qual o significado da palavra arrependimento no hebraico?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Arrependimento, nas Escrituras, vem da palavra hebraica “nachum” (“entristecer-se”), e do termo “shuwb” que quer dizer “voltar-se” e “mudar de rumo/direção”. Já a palavra grega para esse vocábulo é “metaneo” (“mudança de pensamento”).

Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.

1. Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita. 2. Mudar de intenção ou de ideia .

O que produz o arrependimento não é só a tristeza provocada pelo pecado, mas também a esperança ou a certeza do perdão que se faz possível com o sacrifício vicário e a ressurreição de Jesus.

4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Remorso é a vergonha de ser descoberto em pecado. Arrependimento é um sentimento profundo de tristeza por um erro cometido — muitas vezes, sem que esse sequer tenha sido descoberto — e que necessariamente vai levar a uma mudança de vida.

Lamentação sincera por um mal cometido: 1 pesar, atrição, compunção, contrição, desgosto, lamentação, metanoia, pena, penitência, pungimento, reconsideração, remorso.

A palavra arrependimento, sob alguma de suas formas, aparece em 47 das 138 seções de Doutrina e Convênios!

Os dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Sociopata não sente remorso
Mesmo que suas ações afetem negativamente alguém, os sociopatas não tem consideração pelo mal que faz ao outro e conseguem agir como se não tivessem feito nada.

Esse sentimento surge quando consideramos que cometemos um erro ao agir de uma determinada maneira em uma situação específica, ao mesmo tempo em que pressupomos que haveria uma outra conduta, que seria a correta ou apropriada, mas que não foi a adotada por nós, motivo pelo qual esse erro nos faz sofrer.

Ele explica que das coisas boas que podem surgir do arrependimento, a principal é a mudança, pois o verdadeiro arrependimento é acompanhado da alteração do comportamento, a fim de que aquele equívoco ou aquela sequência de maus hábitos não se repita.

O arrependimento não é um evento, mas um processo. Ele é a chave para a felicidade e a paz de consciência. Quando acompanhado da fé, o arrependimento permite que tenhamos acesso ao poder da Expiação de Jesus Cristo. Quando decidimos nos arrepender, decidimos mudar!

Esse é chamado de salmo penitencial, porque nele Davi expressa tristeza por seu pecado (38:18). Ele declara que seu pecado causou problemas de saúde (38:1-8) e o separou de Deus e de outros, causando extrema solidão (38:9-14). Ele então confessa seu pecado e se arrepende (38:15-22).

A Tristeza Segundo Deus Conduz ao Arrependimento.

Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

Pedro então lembrou-se da palavra que o Senhor lhe dissera: 'Antes que o galo cante hoje, tu me terás negado três vezes. ' E saindo para fora, chorou amargamente (Lc 22, 24b-62).