Qual o significado da palavra alma no hebraico?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O termo “alma” é a tradução do hebraico nephesh. Em Gênesis 2:7, o termo denota o homem como um ser vivente depois que o fôlego de vida penetrou no corpo físico, formado com os elementos da terra.

A “alma” é o sopro vital, aquilo que anima o nosso corpo. O “espírito” é a parte da nossa alma que nos difere dos outros animais, ou seja, é a nossa parte racional. A “mente” é a parte superior dessa parte racional, é a mente ou pensamento, que nos possibilita apreender as coisas inteligíveis.

Originariamente, a palavra nefesh significa 'garganta' ou 'pescoço'. Nestas duas significações está presente não apenas uma parte, mas o homem todo, pois, quando a 'garganta' sente fome, é o próprio homem que tem fome; ou, quando necessita de ar, é o homem todo que dele necessita para sobreviver.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

Partindo do pressuposto que a alma é o primeiro princípio de vida dos seres vivos, o Santo destaca três características fundamentais da alma humana. Ele afirma que ela é imaterial, subsistente e imortal.

O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.

A alma é indivisível e se revela pelos seus pensamentos e seus atos. Para que ela possa se manifestar, através do corpo físico, é preciso um elo entre ambos, que seja semimaterial, para que o corpo fluídico fale usando o físico. Esse elo chama-se perispírito, que é invisível.

Alma 1–3 Neor introduz as artimanhas sacerdotais entre os nefitas. Alma lidera os nefitas justos ao defender-se de Anlici e seus seguidores, que se aliam a um exército lamanita. Depois de frustrar a tentativa de Anlici de se tornar rei e destruir a Igreja, os nefitas derrotam outro exército lamanita.

Paga Agostinho, a alma humana parte da supremacia do espírito sobre o corpo. Além disso, a alma para o filósofo foi criada por Deus para reinar sobre o corpo e dirigi-lo a prática dos valores, do bem e da paz.

A alma é a sede de tudo que há de mais complexo, sensível e misterioso dentro de nós. Ela faz referência à nossa parte imaterial, uma vez que existe, mas não pode ser observada nem medida. É intocável, intangível. Sua definição é de um exercício da intuição não corporeificada.

O mesmo que: rasgou, vulnerou, estremeceu, separou, rachou, atravessou.

Os equivalentes bíblicos aos termos alma, nefesh ou ruah no Antigo Testamento e psyché ou pneuma no Novo Testamento significam “sopro ou princípio vital”, “espírito da vida”, ou apenas “vida”.

Expressão popular que significa fazer algo com envolvimento total; de maneira plena; com todas as forças. Fulano se dedicou ao serviço de corpo e alma.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Algumas pessoas creem que, além do “corpo” e da “alma”, temos uma terceira parte, um “espírito” que se relaciona mais diretamente com Deus. A concepção de que o homem é constituído de três partes (corpo, alma e espírito) chama-se tricotomia.

A alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento. A alma é uma substancia independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele de forma temporária e acidental. As almas pertencem ao Mundo Inteligível ou Mundo das Ideias (real, imutável, eterno, etc).

A alma é a parte que sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. A alma é a parte não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões – tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da alma.