Qual o significado da palavra Abrolhos na Bíblia?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

[Figurado] O que é muito difícil, trabalhoso, árduo; em que há dificuldades; trabalhoso: sua vida foi uma sequência de abrolhos intermináveis. Etimologia (origem da palavra abrolhos).

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Localizado a cerca de 65 quilômetros da costa sul da Bahia, Abrolhos é um Parque Nacional Marinho composto por cinco ilhas e formado por um complexo de chapeirões exclusivos desta região. Além disso, Abrolhos é o mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul.

Tribulus terrestris é uma planta rasteira originária da Índia, também conhecida pelo nome de videira da punctura, abrolhos e abre olhos, que atualmente está sendo muito divulgada por se mostrar eficaz no tratamento da impotência sexual e falta de libido (masculina ou feminina).

A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot.

A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.

Espinhos ou cardos são as partes duras e pontiagudas de algumas plantas. A Bíblia menciona no relato da queda, que a terra passou a produzir espinhos (abrolhos) com a finalidade de castigar e punir o homem pelo pecado.

Após receber uma mensagem de Deus, Jacó agradece por Sua benção: ele usa a pedra que lhe serviu de cabeceira como coluna e derrama o azeite, seu único bem, para oferecer ao Senhor como prova de sua fé.

Lucas 9:62 NBV-P
Mas Jesus lhe disse: “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Essa parábola nos mostra a verdade de que se um simples homem se importou com a figueira estéril de tal modo que se comprometeu a trabalhar nela por mais uma ano, mais ainda Deus se importa com o homem e se mostra magnânimo e paciente. Porém, Sua paciência tem um tempo limite.

carica ou figueira-comum, é a árvore que produz os figos comestíveis. Nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, seus frutos são consumidos desde a antiguidade. Foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. São popularmente consumidos in natura, em compotas e doces.

Reza a lenda que Abrolhos, maior reserva de biodiversidade marinha do Atlântico Sul, recebeu tal nome porque os primeiros navegadores portugueses que chegaram à região diziam “Abra os olhos” para alertar sobre a existência de pedras e corais que poderiam danificar as embarcações.

Localizado a cerca de 70 km de Caravelas-BA, o Arquipélago dos Abrolhos é composto por um conjunto de cinco ilhas de origem vulcânica: Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e Santa Bárbara. Nesta última, sob jurisdição da Marinha do Brasil, é mantido desde 1861 o Farol de Abrolhos.

Como estamos falando de um arquipélago que não tem aeroporto, a única maneira de chegar a Abrolhos, Bahia, é de barco, em viagens que levam de 3 a 6 horas a depender da embarcação.

O cardo-santo, também conhecida por cardo bento ou cardo bendito, é uma planta que pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos e hepáticos, podendo ser considerado um ótimo remédio caseiro. O seu nome científico é Carduus benedictus.