Qual o significado da oferta da viúva pobre?

Perguntado por: obrito4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Aquela viúva deu tudo o que ela tinha. Porque entendia que tudo que era dela pertencia a Deus, inclusive sua vida. A viúva simplesmente confiou que ao dar tudo o que tinha receberia o que realmente precisava. Pois, compreendeu que Deus não deixaria que nada lhe faltasse.

QUANTO VALIA A OFERTA DA VIÚVA POBRE? A Bíblia diz que ela depositou 2 Leptás, o equivalente a 1/128 de um denário. O denário era o salário de um dia de trabalhador daquela época.

Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (Marcos 12:41-44).

Só é importante se sua vida estiver sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda. Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3). Senhor Jesus, Temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva.

Lucas 21. 1 Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. 2 Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. 3 E disse: Afirmo que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.

Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.

Estar muito irritado, com raiva.

Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.

Oferta – Prosperidade.
Paga voluntária, podendo ser em dinheiro ou não, quelibera prosperidade na vida do cristão. Quando o cristão doa para a igreja um valor em dinheiro além dos 10% do dízimo, isto é uma oferta.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

O dízimo mantém uma comunidade que visa expressar sua fé, atender as necessidades dos mais pobres e os que necessitam de ajuda. Se ainda há questionamentos, dúvidas ou desconfiança, basta procurar a administração responsável e oferecer-se para se envolver mais com o grupo.

Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.

E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas. (O óbolo da viúva). As duas moedas (lepta, em grego, singular lepton) eram as moedas menos valiosas que circulavam na Palestina, na época.

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.