Qual o significado da nota fiscal DANFE?

Perguntado por: zcurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

DANFe é uma sigla para “Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica“. Este documento é uma representação legível e simplificada da Nota Fiscal. Em resumo, o DANFe é um documento impresso com as principais informações da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

A DANFE é o documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, que equivale a versão impressa simplificada da NFe, portanto, ela acompanha as mercadorias quando são vendidas aos clientes finais e é obrigatória no transporte de produtos e mercadorias.

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma representação física, impressa em papel e simplificada, da Nota Fiscal eletrônica, modelo 55. Suas principais funções são acompanhar a mercadoria em trânsito e permitir acesso ao XML da NF-e.

O DANFE deve ser impresso pelo emitente da NF-e (vendedor do produto) antes da circulação da mercadoria, para garantir o transporte regular. Logo, o documento é restrito às empresas que comercializam produtos, devidamente registradas na Secretaria da Fazenda do seu estado e autorizadas a emitir nota fiscal eletrônica.

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFe) não possui valor fiscal, pois não é nada mais que uma representação impressa e simplificada das notas fiscais eletrônicas.

Como baixar uma nota fiscal com Chave de Acesso

  1. Vá em “Consultar NF-e” No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
  2. Digite a Chave de Acesso do seu Danfe. ...
  3. Baixe a Nota Fiscal.

Como gerar DANFE online?

  1. Configure o seu sistema. O primeiro passo para gerar o DANFE deve ser a configuração do seu sistema de emissão de notas fiscais. ...
  2. Preencha os campos solicitados. ...
  3. Emita a NF-e e imprima o DANFE. ...
  4. Siga o layout padrão. ...
  5. Revise todas as informações.

O Danfe é normalmente enviado via e-mail ou entregue em papel no ato da compra. Veja um exemplo de Danfe abaixo: Os número em vermelho são os números da nota (000 365 709), logo abaixo está o número de série (24).

O DANFE Online é um documento fundamental para quem utiliza as famosas Notas Fiscais Eletrônicas. Isso porque ele contém as principais informações da NF-e, facilitando o acesso e conferência dos dados de uma transação.

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é uma arrecadação municipal que deve ser paga por empresas e profissionais autônomos que prestam serviço na cidade, desde que emitam nota fiscal eletrônica.

Veja passo a passo:

  1. acesse o Portal da Nota Fiscal eletrônica, na aba "Serviços > Consultar NF-e";
  2. digite os 44 números da chave de acesso que consta do DANFE;
  3. resolva o captcha;
  4. você verá as informações da nota fiscal, e para baixar o XML completo, é preciso inserir o certificado digital.

É possível emitir nota fiscal como pessoa física? Conforme já mencionamos, pessoas físicas podem sim, emitir nota fiscal para comprovar algum serviço prestado, embora essa não seja a maneira mais recomendada já que envolve uma relação de prestação de serviços profissionais.

Uma forma de fazer a consulta do DANFE online grátis é por meio do site da Secretaria da Fazenda. Para ter acesso ao documento basta informar os dígitos que compõem a chave de acesso. A Sefaz também vai exigir o Certificado Digital da empresa para, em seguida, disponibilizar todas as informações.

De modo geral, qualquer tipo de empresa que comercializa produto ou serviço deve emitir nota fiscal. A emissão de documentos fiscais é obrigatória para negócios que contribuem para o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ou para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

O Danfe é apenas uma representação da NF-e, portanto não tem validade fiscal e não precisa ser guardado pelo prazo exigido na legislação tributária. Tanto o emitente quanto o destinatário devem guardar apenas o documento digital, que é a nota oficial.

Consulta NFe no site nacional da Nota Fiscal Eletrônica

  1. Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Clique no campo “consulta NFe completa”
  3. Digite a sua chave de acesso da NFe; (presente na DANFE)
  4. Verifique a validade do seu documento.

Clique no Menu de Contexto (setinha do lado) de uma nota e indique a opção de Imprimir DANFE. Ao clicar na opção em questão, você será direcionado para uma nova página, onde deverá alterar a configuração de impressão para Salvar como PDF (descrito no final do material).

a) A descrição “DANFE Simplificado – Etiqueta”; b) Dados do emitente: Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ, Inscrição Estadual; c) Dados gerais da NF-e: Tipo de operação, se entrada ou saída, Série e Número da NF-e, Data de emissão; d) Dados do destinatário/remetente: Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ/CPF, Inscrição ...

Como consultar e imprimir o DANFE Simplificado? É a partir do site da Secretaria de Fazenda que se faz a consulta ao documento. Basta acessar o portal e inserir os 44 dígitos da chave de acesso. Ou seja, fica claro que só é possível verificar o DANFE Simplificado com o número da chave de acesso.

Você pode pagar o DARF, mesmo sem código de barras, em terminais de autoatendimento, páginas ou aplicativos dos bancos na internet (Internet Banking). Consulte os bancos da rede arrecadadora de receitas federais. Se optar pelo preenchimento de DARF manual (nos casos cabíveis) consulte os códigos de receita.