Qual o significado da música nana neném que a Cuca vem pegar?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

No verso “que a cuca vem pegar” há uma referência à figura monstruosa da bruxa que é metade gente e metade jacaré. Antigamente, a sua imagem e a do Bicho Papão eram evocadas como forma de amedrontar as crianças passavam muito tempo acordadas ou que não queriam dormir.

O nascimento de gêmeos, na cultura Iorubá, é considerado como um fenômeno divino e sagrado, e a simbologia do caruru vem daí. “Há uma diferença entre o orixá Ibeji e os erês. Os erês representam espíritos de crianças que foram escravizadas, viveram em situação de fome e abandono.

Os versinhos são muito conhecidos: "Nana, nenê,/ que a Cuca vem pegá/, mamãe foi na roça,/ papai já vem já". Ou ainda: "Vai, Cuca, sai daqui/ para cima do telhado/ deixa o menino/ dormir sossegado". As cantigas infantis e as canções de ninar também fazem parte do nosso folclore.

E isso tudo me lembrou dos meus motivos por ter aderido e aprovado o controverso método do “Nana, Nenê”, aquele que é considerado cruel por deixar o bebê urrando no berço até que ele aprenda que deve ficar lá e dormir por conta própria.

De acordo com o folclorista Luís Câmara Cascudo, a origem da Cuca está em Portugal e lá ela era chamada de Santa Coca, aparecendo nas procissões da província do Minho. Nessa província, coca era o nome de uma abóbora que era perfurada em várias partes, inserindo-se velas nela, tal como no Halloween norte-americano.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Brasil

Videoclipe. O videoclipe foi gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Brasil, no dia 1 de dezembro, durante a passagem do grupo pelo país em turnê.

Composição: Aldir Blanc / João Bosco.

Origem das Canções de Ninar no Brasil
Foram trazidas pelos portugueses, porém adaptadas à cultura indígena e africana, que também contavam com suas próprias melodias para embalar as crianças. As melodias são suaves e privilegiam as notas médias e graves que são mais tranquilizantes.

No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana). Sabe-se que ela foi a mãe de Maria de Nazaré, portanto, a avó de Jesus. Seu nome significa graça.

Nanã, Anamburucu, Borocô, Nanamburucu (em iorubá: Nanan Buruku) ou Nanã Buruquê é um vodum e orixá da sabedoria e dos pântanos.

Na lenda original, a Cuca é uma bruxa que pode assumir várias formas. O Monteiro Lobato, no Sítio do Picapau Amarelo, escolheu um jacaré, mas o Carlos preferiu que ela se transformasse em uma borboleta, graças a Deus”, brincou a atriz.

Em suas habilidades inclui a capacidade de entrar na mente das pessoas e descobrir traumas passados, tendo assim, uma vantagem sobre elas.

A Cuca é uma bruxa velha, de aparência assustadora: ela tem cabeça de jacaré e unhas muito compridas, lembrando garras. Além disso, ela ainda é caracterizada por ter uma voz horripilante.

Nana Mouskouri é uma das artistas com mais álbuns vendidos no mundo, cerca de 350 milhões, em 12 idiomas.

(Patagônia). Na Suíça, mas onde?

O primeiro clipe da carreira de Juliette Freire como cantora tem o toque do interior do Rio, mais precisamente de Cachoeiras de Macacu, cidade que fica a cerca de 100km da capital fluminense.

Toma Lá, Dá Cá é um seriado de televisão brasileiro produzido pela TV Globo, criado por Maria Carmem Barbosa e por Miguel Falabella (também protagonista e responsável pelo roteiro final) exibido de 7 de agosto de 2007 até 22 de dezembro de 2009. Começou como um especial de fim de ano, exibido em 29 de dezembro de 2005.

A atriz Alessandra Maestrini caracterizada como Bozena, a empregada de Pato Branco de Toma Lá Dá Cá

Prepare-se para voltar a acompanhar as inesquecíveis confusões no condomínio Jambalaya. A partir deste sábado, 1º de agosto, 'Toma Lá Dá Cá' retorna para a grade da Globo. Vão ao ar dois episódios por exibição, começando com uma seleção da primeira temporada.

Continuar lendo O que a Cuca tem medo?