Qual o significado da máscara do anônimo?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Símbolo dos protestos contra o corporativismo mundial, a sinistra máscara adotada pelo movimento “Anonymous”, de ar cínico e bigode fininho, é inspirada em Guy Fawkes, um revolucionário inglês condenado à forca no séc. XVII.

Em tempo: a máscara do personagem V é inspirada no rosto de Guy Fawkes oposicionista do partido católico britânico que comandou um malsucedido ataque em cinco de novembro de 1605. O objetivo do atentado era explodir o parlamento inglês e foi conhecido por Conspiração da Pólvora. Fawkes foi condenado à morte.

Sendo uma das propriedades de quadrinhos mais aclamadas de todos os tempos, V de Vingança teve uma profunda inspiração em um herói esquecido da Marvel Comics. Esse herói é o Corvo Noturno, um vigilante da década de 1930. Atuando com uma máscara durante a noite, o personagem lutava contra o crime de Nova York.

Significado da Tatuagem de V de Vingança
Tudo ocorre na Inglaterra futurista, em um ambiente de governo extremista. Por conta disso, podemos associar essas tatuagens ao anarquismo. Ou seja, a ideia de resistência e subversão aos esquemas de poder.

A máscara do justiceiro do filme V de Vingança apareceu na cara de muitos manifestantes nas passeatas pelo Brasil. Com os olhos rasgados, um bigode fino e o sorriso cínico, o símbolo deste personagem anarquista surgiu no cinema, no rosto do ator Hugo Weaving, na ficção científica de 2005.

Em meio a esse clima distópico, surge V, vigilante mascarado em busca de vingança para com aqueles que o maltrataram no passado que nos ensina que ideias são à prova de balas.

MEU MOTIVO DE USAR MÁSCARA!!! Não tenha vergonha de usar também. Vocês sabem pq uso máscara? Eu já usava ela antes da pandemia e todos os vídeos que tem mostrando meu rosto, são fakes.

No primeiro filme, descobrimos que ele sofria bullying quando criança em razão de sua hidrocefalia. Ele inicialmente usa uma sacola para cobrir o rosto, mas, eventualmente, troca para a máscara de hóquei em Sexta-Feira 13 – Parte 2. O fato dele cobrir o rosto parte justamente do trauma pelo qual passou quando criança.

Finch descobre, era uma das pessoas e tirou seu nome da cela onde foi colocado, a de número 5 ("V", em números romanos). Ele foi usado como cobaia em um experimento que lhe deu superforça, grande resistência e incrível agilidade, que ele usou para destruir Larkhill e assumir a identidade de V em busca de liberdade.

V de Vingança (versão em português para V for Vendetta) é uma série de histórias em quadrinhos escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd.

E que os quadrinhos são bastante violentos? Criadas por Mike Richardson - o fundador da Dark Horse Comics -, as histórias em quadrinhos do Máskara foram originalmente publicadas entre 1982 e 1985, e acompanham Stanley Ipkiss, um homem que perde o controle e ganha ares místicos ao usar uma máscara de vodu.

A noite de Guy Fawkes refere-se ao episódio em que o soldado católico inglês Guy Fawkes, membro da chamada "conspiração da pólvora", tentou explodir o Parlamento Inglês e matar o rei protestante Jaime I da Inglaterra, na noite do dia 5 de novembro de 1605.

No dia em questão, Fawkes foi capturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato.

V, por seu turno, vive num mundo onde um sistema autoritário domina uma Inglaterra alternativa (versões alternativas da História são a especialidade de Alan Moore; veja-se Watchmen, por exemplo) e tenta derrubá-lo usando preceitos do Anarquismo e do Socialismo.

Facção. Das tatuagens de integrantes do PCC, as mais usadas são o próprio nome da facção (ou o símbolo 1533), a carpa, o símbolo chinês 'Yin Yang' e a sigla PJLI (Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade), considerado lema pela organização.

O PCC (Primeiro Comando da Capital), por exemplo, a maior facção da América Latina, tem como um dos seus símbolos a carpa grafada no corpo de membros da organização criminosa.

Embora alguns detalhes contradigam, V de Vingança se passa no final de 2020. V morre no final de V de Vingança, e algumas de suas palavras finais são “Por vinte anos eu procurei apenas este dia“, levando a uma segunda teoria: a trama ocorre de 2035 a 2036.

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição.

O filme V de Vingança, disponível na Netflix, possui como cenário a Inglaterra dominada por um regime totalitário, os direitos da população, as formas de expressão e crítica são controlados e censurados, a mídia representa as propagandas do Estado do governo de Sutler.

Como James Purefoy era o V original e ele já tinha gravado várias cenas por dois meses, Hugo dublou em cima da atuação do colega também.

Continuar lendo E máscara ou máscara?