Qual o significado da mariposa branca?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

- Mariposa branca: é símbolo de sorte. Muitas pessoas acreditam que as mariposas brancas carregam consigo prosperidade e energias positivas, além de que a presença delas dentro de casa indica que coisas boas em breve acontecerão; - Mariposa azul: representa romantismo e alegria.

Apesar de as mariposas serem animais que tendem a causar medo em muitos de nós, existe uma espécie muito especial: A mariposa branca. Ao sonharmos ou presenciarmos uma mariposa branca acredita-se que é sinal de boa sorte, pois considera-se que o inseto tem boas energias e sua presença precede boas notícias.

Na simbologia, as mariposas representam a transformação ou libertação e morte. Figuras carimbadas em filmes de terror, usa-se as mariposas como forma de simbolizar que há espíritos no local, pois são consideradas como mensageiros da mundo dos mortos.

Elas são geralmente associadas às boas expectativas, às esperanças e às aspirações. Acredita-se que as mariposas também possam simbolizar a transformação, já que elas passam por uma grande metamorfose para se tornarem o que são. Além de serem um símbolo de sonhos, também são um símbolo de liberdade.

Elas são atraídas pela claridade artificial porque seu sistema de navegação está desnorteado. No caso das mariposas, por exemplo, os bichos têm olhos que se ajustam à luz fraca como se fossem pequenos telescópios em busca de um ponto luminoso.

Borboleta branca – representa calma, serenidade e a paz. Borboleta preta – em algumas civilizações simbolizavam a alma de alguém que morria, ou como na Europa nos dias de hoje, almas de crianças que morreram antes de serem batizadas. Já o misticismo diz que elas protegem contra energias negativas.

Ascalapha odorata (Linnaeus, 1758) é a única espécie de mariposa pertencente ao gênero Ascalapha, da família Arctiidae, popularmente conhecida no Brasil como Bruxa em virtude das cores sombrias de suas asas.

As borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas deixam as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo. Por fim, podemos diferenciá-las também por suas antenas. As borboletas possuem antenas clavadas, ou seja, finas com a extremidade dilatada.

Lâmpadas fluorescentes compactas amarelas (CFL) são perfeitas porque criam mais iluminação, mas com uma potência menor. Então, essa é uma boa opção para espantar mariposas. Não é um fã de luz amarela? Os LEDs brancos são igualmente eficazes.

Mas o contato com esses insetos também tem seus perigos: ela pode causar de dermatite – uma infecção de pele que causa vermelhidão, manchas e muita coceira. Isso acontece porque, enquanto a mariposa bate suas asas, é liberado um pó chamado de cantaridina, que quando entra em contato com a nossa pele, causa alergia.

mariposa atlas-gigante

saiba mais
Um exemplar da mariposa atlas-gigante (Attacus atlas) com uma envergadura 30 centímetros foi encontrada na região de Ramsbottom, no Reino Unido por uma família britânica. O fato é surpreendente, já que esta espécie é vista apenas no Sudeste da Ásia, especialmente na Malásia.

Em muitos aspectos, as borboletas servem como uma metáfora para a jornada espiritual da alma. Sua metamorfose representa nossa própria transformação espiritual. Começamos como um ser e aprendemos a funcionar dentro deste mundo, bem como a lagarta.

Por que as mariposas são obcecadas por lâmpadas? A resposta está na capacidade que elas desenvolveram de se movimentar de acordo com a luz da lua e das estrelas.

Mau agouro. Muitas pessoas acreditam que o aparecimento de uma mariposa dentro de casa é má notícia. Isso porque uma das simbologias associadas a este inseto diz que ele anuncia a chegada da morte.

Os lepidópteros, grupo a que pertencem as borboletas e mariposas, são elementos importantes na natureza. Servem de alimento para uma infinidade de animais, controlam populações de plantas invasoras e, especialmente, promovem a polinização das plantas.

A borboleta-branca não é bonita nem rara, e a sua lagarta é uma praga. As asas dianteiras do macho são orladas de preto e têm duas manchas da mesma cor; a fêmea, por sua vez, possui as duas manchas pretas nas asas traseiras. A borboleta branca cobre grandes distâncias em bandos de aproximadamente cem indivíduos.

Elas representam transformação, energia positiva, boas notícias chegando. Além disso, são símbolo de proteção espiritual.