Qual o significado da gueixa samurai?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

As gueixas eram conhecidas na cultura japonesa como mulheres finas, com grande formação em diferentes artes tradicionais e um alto conhecimento de etiqueta. O próprio termo “gueixa” em japonês pode ser traduzido para “artista” ou “pessoa das artes”.

Esse modelo de tatuagem é para aquelas pessoas que além de prezar pela honra e respeito também apreciam armas.

Podemos dizer que as tatuagens samurais vêm com a grande inspiração dos aristocratas da época. Simbolizavam os protetores e também líderes militares. Muitos deles eram guerreiros e é por isso que geralmente são representados com suas armaduras e armas. Embora nem todos se dedicassem a lutar.

Significados da tatuagem de gueixa
Além dos significados principais, como delicadeza, força, inteligência e dedicação, cada tipo de tatuagem de gueixa traz algo em especial. Uma gueixa de corpo inteiro, por exemplo, representa a beleza e arte feminina, trata do sublime.

A profissão de gueixa se tornou oficial no Japão no século XVIII, mas suas origens remontam muito mais tempo. Na verdade, você precisa voltar ao século XIII para entender de onde vêm as gueixas, essas mulheres de sandálias e obi (cinto largo de quimono), a altura do refinamento japonês.

Mineko Iwasaki

Mineko Iwasaki é a gueixa mais famosa do Japão, mas só agora ficou conhecida no mundo todo. O filme Memórias de uma Gueixa, sucesso de Hollywood, foi inspirado em sua vida. Para escrever a história, o escritor norte-americano Arthur Golden entrevistou Mineko Iwasaki diversas vezes.

As mulheres receberão um salário diário de cerca de 6.200 ienes (80 dólares) e deverão trabalhar cinco dias por semana durante seis meses até março, explicou.

É possível ver gueixas no Japão todo, mas a cidade mais tradicional para encontrá-las é Kyoto, onde são chamadas de geiko, que significa mulher das artes.

Mas elas eram conhecidas por outros nomes : Onna-musha para as samurais e kunoichi para as ninjas.

Eram extremamente hábeis no manejo da espada e seguidores de um rígido código de ética que colocava a disciplina, a obediência e a coragem como valores maiores do que a própria vida. Hoje seus ensinamentos são mantidos vivos e usados em diversas áreas, da prática esportiva à administração de empresas.

Tatuagem chora agora ri depois: a tatuagem chora agora ri depois, significa a volta por cima, primeiro vem os problemas, só depois vem a vitória.

Carpa. Significado: é vista principalmente em membros do PCC.

A tatuagem de samurai é uma das mais populares na cultura oriental masculina. Ela representa a coragem, lealdade, honra e disciplina dos guerreiros japoneses.

Cor bonita de pele é algo que varia de cultura para cultura. Embora nenhuma mulher hoje use o tipo de maquiagem usada pelas gueishas, pele branca é ainda considerado como padrão de beleza pelos japonesas. A maioria não quer saber de ficar com pele dourada como as brasileiras.

* Para ser gueixa de verdade, não basta apenas ser bonita e elegante. Elas tinham que aprender tudo a respeito das artes, incluindo pinturas e caligrafia e como se portar durante uma cerimônia do chá. Também tinham que aprender a dançar, cantar e a tocar diversos instrumentos tradicionais como koto, flauta e shamisen.

Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi).

A primeira Gueixa famosa, e mais popular que se tem notícia, foi Fukagawa (uma ex-prostituta) por volta de 1750. Seguindo o seu exemplo, muitas mulheres deixaram de ser prostitutas para se tornarem grandes artistas durante as décadas seguintes, nos mesmos locais onde se apresentavam as Gueixas do sexo masculino.