Qual o significado da frase o Egito e a dádiva do Nilo?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O Rio Nilo teve tamanha importância para o Egito, que o grego Heródoto disse a seguinte frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”, a frase significa que o Rio Nilo, possibilitou o desenvolvimento do Antigo Egito que cresceu às suas margens.

Os antigos egípcios conheciam e admiravam tanto o Nilo que este era representado por um deus. Hapi era considerado o deus das águas do Nilo e para os egípcios ele foi o responsável por manter o controle e fornecer todo o alimento advindo do rio.

Frase escrita por Heródoto . Por isso, no século V a.C., Heródoto, o famoso historiador grego, ouviu dos sacerdotes egípcios esta frase: "O Egito é uma Dádiva do Nilo". Ficando claro que sem o Nilo o Egito Antigo que conhecemos, possivelmente não existiria.

O Nilo é um rio extremamente importante para aquela localidade porque atravessa toda a extensão do deserto do Saara. Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais.

República Árabe do Egito

Nome oficial: República Árabe do Egito. Gentílico: egípcio. Extensão territorial: 1.001.450 quilômetros quadrados.

Henutmire encontra o cesto ao banhar-se no rio, ficando completamente surpresa ao ver um bebê dentro dele. Yunet reconhece a manta e diz que ele é um bebê hebreu. Henutmire se recusa a entregá-lo a seu pai e diz que irá protegê-lo, dando-lhe o nome de Moisés.

Para os egípcios o rio Nilo era sagrado. Algumas histórias bíblicas de Moisés citam o rio Nilo. Desde a antiguidade, o ele teve um papel preponderante na construção de diversas civilizações, posto que muitas populações ribeirinhas se desenvolveram em suas margens.

Como os egípcios tratavam o Rio Nilo?(a)Com desprezo, pois o rio era poluído e distante das comunidades que praticavam a agricultura.

O islamismo

O islamismo é a religião oficial do Egito, sendo 86% muçulmanos e os outros 13% são divididos entre cristãos e uma pequena comunidade judaica que representa 1% mais ou menos.

A palavra faraó tem sua origem no hebraico e significa “casa elevada”, inicialmente o termo servia para representar o palácio real e só depois que foi apropriado pela figura do monarca. A palavra ficou muito conhecida através do livro do Êxodo na bíblia, que popularizou a denominação do monarca do Egito.

O rio Nilo foi de extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

  • África
  • Ásia

As principais características do Vale do Nilo são:
- O Vale do Nilo é uma região fértil em pleno deserto do Saara, graças às cheias do rio, que inundam as margens, e também dos sistemas de irrigação e abastecimento de água. - O rio Nilo é muito usado para a navegação comercial e também de transporte de mercadorias.

A cultura núbia, as casinhas coloridas, a paisagem das dunas de Aswan e a possibilidade de tomar um banho refrescante no Rio Nilo tornam um final de tarde nessa região em uma experiência inesquecível.

  • Nilo Azul
  • Nilo Branco
  • Rio Atbara

Tem até uma parte do Rio que se pode nadar, porem a agua é super frio.

Árabe

O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas. Pertence a família das línguas semíticas, que por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.

árabe

O idioma oficial do Egito é o árabe.

Por volta de 3500 a.C., os nomos se uniram formando dois reinos: o Baixo Egito, ao Norte e o Alto Egito, ao Sul. Posteriormente, em 3200 a.C., os dois reinos foram unificados por Menés, rei do alto Egito, que tornou-se o primeiro faraó, criando a primeira dinastia que deu origem ao Estado egípcio.