Qual o significado da flor de farinha na Bíblia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

2. Flor de farinha. Comida feita para se oferecer como oferta de manjares, no tempo do Antigo Testamento, na história dos hebreus (bíblia).

A farinha é a matéria prima do pão ou comumente chamado na bíblia de bolo de farinha. E pão representa o próprio Cristo, o pão vivo que desceu do céu, de igual forma remete á palavra de Deus. E o azeite é símbolo do Espírito Santo e aponta para a noiva do Senhor Jesus que precisa ter azeite.

nome feminino
Pó proveniente da moagem de um cereal, de um legume seco ou de certas raízes trituradas.

O vocábulo tem origem no latim farina ou farinae, referindo-se ao pó moído de trigo ou de qualquer outro grão.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação. Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

Simboliza a beleza, a perfeição, o amor, a glória e a alegria, mas também a entrega a Deus, a evolução espiritual e a própria alma.

Íris. Batizadas com o nome da deusa grega Iris, estas flores simbolizam fé, esperança e sabedoria.

14 Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra' ".

A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

Etimologia. O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.

A farinha pode ser feita tanto de grãos, de cereais quanto das raízes de alguns vegetais. No mercado, outros tipos de farinhas têm sido desenvolvidas além das convencionais. Além disso, as farinhas podem ser benéficas à saúde e auxiliar principalmente no bom funcionamento do organismo.

Durante o período neolítico, há 4 mil anos a.C, seu cultivo se originou na Mesopotâmia, em uma região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil - área que compreende o território que vai do Egito ao Iraque. No início, os grãos de trigo eram consumidos em uma espécie de papa, misturados com peixes e frutas.

A farinha é composta basicamente por amido, com uma média de 85% do ingrediente em sua composição. Farinha de Trigo Integral: diferente da farinha branca, esse alimento mantém a fibra do alimento, dessa forma também mantendo mais selênio, manganês e fósforo.

No Brasil, o Ministério da Agricultura (IN nº8 2005) classifica a farinha de trigo em 3 tipos: Tipo 1, Tipo 2 e Integral. Elas devem possuir um teor mínimo de proteína de 7,5% para Tipo 1 e 8,0% para Tipo 2 e Integral. Para fazer pão, a farinha de trigo mais adequada é a do Tipo 1.

Significado de Farinha
substantivo feminino Pó extraído dos grãos dos cereais, com o qual se faz pão, bolo etc: farinha de trigo, de arroz, de mandioca.

Os chineses já conheciam o trigo cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Com ele, faziam farinha, macarrões, pastéis. Diz a história, também, que no século XIII, Marco Pólo esteve na China e de lá trouxe o macarrão para a Itália. Na Europa, o cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias, como Rússia e Polônia.

A planta coroa de cristo
Originária de Madagascar, a coroa de cristo (Euphorbia milii) é muito resistente, considerada de fácil cultivo, sendo utilizada como planta ornamental em jardins e também como cerca viva, devido à presença dos numerosos espinhos.