Qual o significado da farinha e do azeite na Bíblia?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A farinha é a matéria prima do pão ou comumente chamado na bíblia de bolo de farinha. E pão representa o próprio Cristo, o pão vivo que desceu do céu, de igual forma remete á palavra de Deus. E o azeite é símbolo do Espírito Santo e aponta para a noiva do Senhor Jesus que precisa ter azeite.

A passagem da bíblia da multiplicação do azeite da viúva é uma das mais lindas. Mostra o poder da obediência e da fé em fazer o que profeta Eliseu ordenou, conforme direção de Deus. 2º Reis 4: 3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios e não poucos.

Na Igreja atual, o azeite de oliva que foi consagrado (abençoado por portadores do Sacerdócio de Melquisedeque) para propósitos sagrados é usado em várias cerimônias sagradas, inclusive em bênçãos dos enfermos.

Pelo valor energético como fonte de carboidratos e pelos preços relativamente baixos, as farinhas têm grande importância na alimentação humana e dos animais domésticos, sendo utilizada a milhares de anos.

Significado de Farinha
substantivo feminino Pó extraído dos grãos dos cereais, com o qual se faz pão, bolo etc: farinha de trigo, de arroz, de mandioca. Pó obtido pela trituração de diversas sementes de qualquer substância farinácea.

Significado de Azeite
Óleo extraído de outros frutos, de plantas ou da gordura de certos animais.

A palavra azeite deriva do idioma do idioma árabe ´az-zait´que quer dizer suco de azeitona. Também conhecido como ''ouro liquido'', graças à denominação dada por Homero, há milhares de anos atrás.

O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).

É uma forma de Deus confirmar e renovar as promessas que Ele tem na sua vida, para que você se lembre que Deus não falha e da mesma forma que ele multiplicou o azeite na vida da viúva, também o fará na sua vida. Deus irá cumprir a sua palavra e Deus também irá multiplicar farinha e azeite na sua vida.

Não sabemos, com certeza, se o servo de Deus, Obadias de I Reis 18, do tempo do profeta Elias, foi o marido da mulher viúva que foi socorrida pelo profeta Eliseu e que, de maneira miraculosa, viu a poderosa intervenção do Senhor em seu favor e em favor de seus filhos (II Rs.

O azeite parou porque ela não apresentou mais vasilhas vazias, pois, se assim fora, ELE as encheria todas. É claro que ela resolveu seu problema pagando a dívida e vivendo do resto, mas poderia ter ido além.

No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.

A diferença entre óleo e azeite tem a ver com o processo de fabricação dos ingredientes. Enquanto o primeiro produto é feito por pressão, o segundo é tratado com solventes purificados ou refinados. Apesar disso, o óleo passa pelo mesmo tipo de produção que o azeite, devendo ser reduzido, mas não banido da sua rotina.

A azeitona no tempo de Jesus servia para produzir quatro tipos de azeites: O óleo da unção, alimentação, iluminação e Sabão. Como era feita a prensa do azeite? Esses azeites eram feitos em uma grande prensa, composta por uma tora de madeira maciça e quatro pedras.

Farinha é um pó alimentício feito pela moagem de grãos crus, raízes, feijões, nozes ou sementes. As farinhas são usadas para fazer muitos alimentos diferentes. A farinha de cereais, particularmente a farinha de trigo, é o principal ingrediente do pão, que é um alimento básico para muitas culturas.