Qual o significado da faca na macumba?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Acredito que as facas podem estar representando a identificação ao pai, como as giletes e os pregos também, já que são objetos que foram utilizados por seu pai quando trabalhava como marceneiro, bóia fria e barbeiro durante a sua remota infância.

Duas facas cruzadas em cima da mesa: é sinal de mau agouro. Ao passarmos por uma pessoa que acredita-se ter “poderes de bruxaria”, devemos fazer figas. Não lave roupa na sexta-feira da paixão; pode aparecer no pano, o rosto de Cristo em sangue.

Recebe o nome de Umbanda um dos diversos cultos religiosos sincréticos surgidos no Brasil entre os séculos XVI e XX, fruto do contato dos diferentes povos que contribuíram para a formação cultural e religiosa da população.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada.

Apenas quem pode sacrificar um animal é o sacerdote que tem o que chamam a “mão de faca”, que é a permissão que os Orixás dão para sacrificar um animal. Em alguns casos, outra pessoa pertencente ao terreiro, pode auxiliar o sacerdote.

O orixá Exu é uma das entidades da religiosidade afro-brasileira cercada por um acalorado debate teológico. Para alguns, ele é compreendido como uma entidade desprovida de valores morais que pode fazer o bem ou o mal desde que seja previamente recompensado.

São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

Codó

Codó ganhou notoriedade ao ser considerada a “capital do feitiço” ou a “terra da macumba” no Brasil.

- Quando uma faca cai no chão é sinal de que uma briga acontecerá no lar. Para evitar esta briga é necessário riscar uma cruz no chão, no mesmo local onde a faca caiu.

- Talheres em forma de cruz: Caso tenha finalizado um prato e esteja esperando outro (por exemplo, a sobremesa). - Talheres paralelos na horizontal: Significa que você achou o prato servido excelente. - Talheres paralelos na vertical: Significa que você está satisfeito.

“Faca de dois gumes” é uma expressão bem popular em nossa língua. Ela indica que algo tem consequências boas e ruins, ao mesmo tempo.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Os nomes das divindades, bem como sua importância relativa na mitologia, podem variar de acordo com as nações. Nos candomblés angola, por exemplo, elas são chamadas inquices, enquanto o candomblé jeje as denomina voduns. Utilizamos aqui a terminologia iorubana porque é a mais conhecida e disseminada.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

É considerada uma arma branca, um instrumento de imolação, presente em inúmeras formas de sacrifício, execuções e rituais iniciáticos como as circuncisões. Seria o princípio ativo modificando a matéria passiva. Um símbolo fálico para alguns povos. Para outros traduz a ideia de morte, execução, vingança.

No candomblé a adaga simboliza a beleza, amor e prosperidade. Nos homens ela pode significar virilidade. A adaga pode vir acompanhada com outros desenhos como coração, caveiras, animais ou flores.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Gargalhar é o próprio som do corpo, sua fala sobre algo que adentra, que perpassa. A gargalhada da Pomba-gira não é um adormecimento, ao con- trário, é voz do corpo que derrama, que perpassa o corpo e ecoa. É um giro na razão, constatação desse feminino que incorpora e comunica.