Qual o significado da expressão pelas barbas do profeta?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Significa um conversa rápida sobre algo e que não deveria por princípio tomar muito tempo.

Pelas barbas de Netuno! Essa expressão, aliás, foi criada pelos homens que viviam da navegação para externar espanto em momentos de turbulência. As barbas de Netuno, deus romano do mar, simbolizam aquilo em que podemos nos agarrar para evitar o naufrágio, o afogamento, a confusão.

Na onda da Copa do Mundo, a Amanco está lançando uma nova campanha publicitária que conta com a presença do narrador Silvio Luiz, famoso pelo bordão “Pelo amor dos meus filhinhos!”, entre outras frases bastante conhecidas.

Silvio Luiz é um dos grandes narradores esportivos brasileiros e o mais original deles. Além de "pelas barbas do profeta", criou outro bordão memorável: "Pelo amor dos meus filhinhos", hoje atualizado para "Pelo amor dos meus netinhos", para comentar jogadas desastrosas.

Conjunto de pêlos ou fios (ex.: barba do pincel; barba do hissope).

A barba, nesse sentido, tem sido associada a uma classe social privilegiada, experiência, sabedoria e virilidade. Outras vezes, a barba estava ligada à grosseria, falta de higiene e falta de cultura. Não pode ser ignorado que a barba também tem um papel importante na religião.

Seria a Bíblia uma fonte de inspiração para estas condutas? Para começar, as barbas não têm nada a ver com a salvação. Deixar a barba crescer não salvará sua alma. Da mesma forma, barbear-se não fará você perder a sua salvação.

Netuno corresponde na mitologia grega a Poseidon. Netuno representava os mares, oceanos e as correntes d'água, era filho de Saturno e controlava o universo ao lado de seus irmãos, Júpiter (céus) e Plutão (mundo dos mortos).

Os nascidos com Netuno nesta Casa podem pensar que a vida cotidiana é entediante e uma prática irrealizável, buscando sempre atividades fantasiosas para acrescentar ao seu dia a dia.

O glifo de Netuno é o tridente com as pontas apontando para o céu e a cruz da matéria como base. Representa nosso desejo de alcançar o divino, ao mesmo tempo em que nos mostra que somos apenas humanos, que não podemos nos entregar à ilusão ou alienação e perseguir objetivos intangíveis.

Quando Jesus disse: "Ame o seu próximo como a si mesmo", Ele não estava dizendo que antes de amar os outros, devemos antes amar a nós mesmos.

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

Um novo mandamento
Ele chamou essa importância de um dos maiores mandamentos. Jesus ensinou que o amor a Deus e ao próximo é o alicerce de Seu evangelho. Perto do fim de Seu ministério, Ele ampliou esse ensinamento quando ensinou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós.

12 E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas aquele que aperseverar até o fim será salvo.

A sigla espiritual e "musical" do Cântico está naquela fulgurante exclamação da mulher: "dodî lî wa'anî lô", «o meu amado é meu e eu sou sua» (2, 16).

Narradores preferidos pelo público

  • Galvão Bueno – 36%
  • Cléber Machado – 4%
  • Luís Roberto – 2%
  • André Henning e Milton Leite – 1%